Galho de árvore cai e fere sete estudantes na EC 11 de Sobradinho

A queda do galho de uma árvore da Escola Classe 11 de Sobradinho por pouco não causa uma tragédia durante a tarde desta segunda-feira (18). No momento que estudantes de sete a oito anos brincavam no parquinho da escola o galho caiu, ferindo sete crianças. Com ferimentos nas costas e pelo corpo, as crianças foram levadas para o hospital, medicadas e liberadas posteriormente.
O acidente foi ocasionado pela negligência e pela indiferença do Governo do Distrito Federal, que foi avisado pela direção da escola sobre o risco que a árvore causava e não fez nada. Segundo professores, alguns órgãos do governo, principalmente a Novacap, foram constantemente avisados que a estrutura da árvore estava comprometida, mas nenhuma providência foi tomada. Segundo Roberta Kelly, vice-diretora da escola, há dois anos a escola solicita a poda da árvore. “Temos tudo documentado. Neste ano, acionamos a Novacap em 3 de janeiro e pedimos a poda. Chegamos a pedir também para a Administração de Sobradinho, em 30 janeiro, mas não tivemos retorno”, afirma.
Uma das reivindicações do Sinpro junto ao GDF é a reforma e manutenção das escolas públicas do Distrito Federal. Acidentes como este são fruto do descaso do governo, que não tem a Educação como prioridade. “O que aconteceu nessa escola foi mais um exemplo do descaso do governo Rollemberg com a Educação. No seu governo, a Educação nunca foi prioridade. Então, não há investimentos. E as consequências são escolas sucateadas em todos os aspectos: falta de recursos humanos, de manutenção das estruturas físicas internas e externas, de transporte escolar, de alimentação escolar adequada, de internet. Portanto, o que aconteceu hoje não é exceção, e sim regra. Aliás, é sua opção. Se não fosse e quisesse prevenir, bastaria implementar o PDE, que tem metas claras sobre investimentos”, analisa a diretora do Sinpro Delzair Amâncio.
Diretores do sindicato foram até o local e no final da tarde a Novacap se comprometeu em fazer a poda da árvore durante a manhã desta terça-feira (19).