Frente Pela Vida realiza ato no Dia Nacional da Saúde em defesa do SUS e da democracia

2021 08 04 ato defesa sus vida
Diante de uma média diária de mortes por Covdi-19 ainda alta e das revelações que só agravam e escancaram a desatenção do Ministério da Saúde e do Governo Federal na condução da grave crise sanitária, a Frente Pela Vida convoca a toda sociedade brasileira a se juntar nesta quinta-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, no ato Defesa da Vida, do SUS e da Democracia. Será às 10 horas, com transmissão pelo canal do You Tube do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), com retransmissão pela Abrasco, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais entidades.

O ato quer denunciar a naturalização que tanto o governo como os meios de comunicação hegemônicos vêm tratando a estabilização e/ou queda do número de internações e mortes ainda em altos percentuais. O país ainda é hoje o epicentro da pandemia na América Latina, sendo o terceiro maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes, mesmo sem considerar a subnotificação.

Além disso, os riscos da variante Delta, comprovadamente mais transmissível e potencialmente mais grave, são menorizados por governantes, ávidos em já programar eventos públicos de grande aglomeração. As entidades destacam os impactos da vacinação na diminuição de casos e mortes. No entanto, não se pode ter uma postura irresponsável diante da gravíssima emergência de saúde pública, com milhões de pessoas infectadas e a lamentável perda de centenas de milhares de vidas.

O ato Defesa da Vida, do SUS e da Democracia reunirá diversas lideranças da área da saúde para um diálogo virtual e culminará na entrega do Manifesto na CPI da pandemia, no Senado Federal. O texto ressalta os posicionamentos centrais da Frente, como o reconhecimento do direito à vida como bem inalienável; estabelecimento de medidas de prevenção e controle à pandemia com base na ciência no planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal; preservação dos princípios do SUS – acesso universal e integral à saúde com equidade -, com garantia do financiamento adequado e fim da Emenda Constitucional 95 (EC95); solidariedade, em especial para com os grupos mais vulnerabilizados da população; preservação do meio ambiente e da biodiversidade, e defesa intransigente da democracia e respeito à Constituição.

Após a entrega, as entidades irão reforçar o ato “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, liderado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, marcado para às 12 horas.

(Frente Pela Vida, 3/08/2021)

 

 
Fonte: CNTE