Fórum do Ensino Fundamental reúne mais de 20 relatos de práticas pedagógicas eficazes na rede pública

A terceira edição do Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências, realizado de 6 a 8 de outubro, se consolidou como um espaço de reconhecimento e compartilhamento de práticas bem-sucedidas implementadas em 2024 e 2025 nas escolas e Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do Distrito Federal.

Foram mais de 20 relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas, apresentados por professores(as) , gestores(as) e coordenadores(as), que foram homenageados por contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora.

“Tanto nas instituições que oferecem o ensino fundamental quanto nas CREs, que acompanham o trabalho pedagógico de perto, esses relatos mostram como há inovação para fortalecer as aprendizagens de crianças e adolescentes”, afirma a Ana Carolina Tavares, diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do DF. A Secretaria informa que os relatos serão disponibilizados no site da SEEDF.

Assuntos
O Fórum do Ensino Fundamental abriu com um painel sobre estratégias de gestão para o ensino fundamental, destacando o impacto das avaliações do Contexto, Avaliação e Diagnóstico (CAED) no Programa Alfaletrando.

Na terça-feira (7/10), a atenção foi direcionada à alfabetização em múltiplos letramentos. Pela manhã, painéis exploraram inovações como a educação financeira, o letramento científico e o desenvolvimento do pensamento computacional. À tarde, os gestores acompanham o painel ‘Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade’.

No último dia, a programação foi dedicada aos anos finais e às adolescências.

 

Clique aqui e acesse o álbum de fotos. Crédito: Deva Garcia e Joelma Bomfim

 

Informações do site da SEEDF com edição do SinproDF