Curso de Formação por Território mobiliza aposentados(as) em Brazlândia

O curso de Formação por Território para Aposentados(as) mobilizou professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) e sindicalizados(as) de Brazlândia. Ministrado na tarde de terça-feira (11/6), na Escola Técnica de Brazlândia por Edna Barroso e Kátia Franca, do Instituto Horizonte, e por Cosette Castro, do Coletivo Filhas da Mãe, a atividade foi um sucesso.

O debate abordou os dois temas escolhidos para esta formação, ambos ligados aos direitos humanos: “O cuidado como um direito humano: que história é essa?”, ministrado pelo Instituto Horizonte; e “Sociedade do cuidado”, apresentado pelo Coletivo Filhas da Mãe. Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados do Sinpro-DF, comemora o sucesso e lembra que o curso faz parte de uma agenda de ações para aposentados(as) definida na 1ª Conferência para Aposentados(as) do Sinpro, realizada em março deste ano.

“A formação para aposentados chegou em Brazlândia, uma cidade mais afastada, em que fica mais difícil de aposentadas chegarem ao centro de Brasília. Por isso também estamos fazendo essa aproximação. Plantamos a sementinha para uma participação mais efetiva de aposentados e aposentadas que moram em Brazlândia e um cuidado maior com essas pessoas, já que estamos falando de cuidado como um direito humano”, afirma a sindicalista.

Cursos por territórios

A diretora do Sinpro informa também que as duas primeiras edições do curso, realizadas em Planaltina e Gama, no início do mês, foram também um sucesso e destaca que o curso de formação por territórios é aberto à participação de aposentados(as) sindicalizados(as) em que se localiza o território e também de suas redondezas. “Isso não impede que pessoas de outras regiões do Distrito Federal participem. A próxima edição será na quinta-feira (20/6), em Formosa, das 14h às 17h. Confira informações no site do Sinpro.

Ela ressalta ainda a importância do curso como instrumento democrático do mandato participativo da atual gestão do sindicato. “Temos a sensibilidade de ouvir e de acompanhar o perfil e as necessidades das aposentadas e dos aposentados da nossa categoria, juntamente com o que propomos realizar, que é ouvir suas reivindicações e proposições e, juntos, andando de mãos dadas, fortalecer o sindicato e o nosso mandato e fazer com que ambos sejam instrumentos de formação política, além das demais atividades culturais, de lazer. Entendemos a necessidade de fazer essa formação para que os(as) aposentados(as) se vejam no contexto da sociedade”, finaliza.

Clique no link e confira o álbum no Facebook do Sinpro:

https://www.facebook.com/share/p/XJRtiBqJJYKxzDFf/?mibextid=oFDknk

MATÉRIAS EM LIBRAS