Formadores de Tecnologias Educacionais se reúnem no Guará

Ocorreu no último dia 16 de março, na Escola Técnica do Guará Prof Teresa Ondina Maltese (CEPAG), o encontro de Formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A reunião contou com a presença de 50 profissionais de equipes interdisciplinares de professores qualificados para promover formação continuada aos demais colegas da rede de ensino no uso pedagógico das diversas ferramentas tecnológicas e mídias digitais. O Sinpro foi um dos apoiadores do evento.

Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) existem no DF há 25 anos, e ajudam na formação de professores para o uso pedagógico de recursos do que se convencionou chamar de Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) – que nada mais é do que a combinação de computação e todas as ferramentas de interação social que rodam em ambiente de Internet. “São esses profissionais que mostram como aplicar de maneira funcional as novas tecnologias de Internet em sala de aula”, explica a professora Adriana Alves de Moura, uma das organizadoras do evento.

O encontro foi idealizado pelos professores que atuam há mais tempo nos NTE, e tem como ideia reunir todos os profissionais atuantes nesses núcleos, que são cerca de 50 em todo o DF. Durante o evento, foram discutidas a identidade funcional e a importância dos NTE na inserção das Tecnologias Digitais no contexto escolar, bem como seu uso para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.