Formação sindical | Como foi o 1º módulo

Foi realizado neste fim de semana o primeiro módulo da 26ª turma do curso de Formação Sindical do Sinpro-DF. O encontro ocorreu na chácara Quincas Donna, em Ceilândia. “Trata-se de um curso de imersão, no qual as pessoas saem do ambiente escolar para um ambiente mais campesino, e assim se concentram e se entregam mais profundamente ao conteúdo”, destacou a diretora da secretaria de formação do Sinpro, Vanilce Diniz. O curso contou com a participação de 60 cursistas.

Além do Sinpro, participaram da atividade outras entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Movimento dos e das Trabalhadores(as) sem Terra (MST), A União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UES-DF) e a Escola Centro Oeste (ECO) da CUT, esta última parceira do Sinpro no curso.

O grupo se engajou na campanha Convoca Já, que tem como objetivo dar celeridade ao processo de nomeação dos(as) aprovados(as) no último certame para o magistério público, tanto nas vagas imediatas, quanto no cadastro reserva.

O Módulo I, intitulado “O sujeito e o sindicato”, teve dois dias de seminários e dinâmicas de grupos. No sábado, houve conversas com representantes das outras entidades presentes (CUT, CNTE, MST, UES-DF, Sinpro, ECO-CUT). Teve também seminários sobre financiamento da Educação Pública, Gestão democrática e igualdade de gênero e precarização do trabalho.

Nos seminários do domingo, a história dos 44 anos de lutas do Sinpro, a história do movimento sindical no Brasil e uma dinâmica de grupo.

Próximos módulos, próximo curso

O Módulo II, tem o título “O sujeito e a sociedade”, será realizado nos dias 11 e 12/11, e o Módulo III, nos dias 2 e 3/12.

O próximo curso de formação do Sinpro será realizado no ano que vem.

O curso terá certificado com 70 horas indiretas, com trabalhos realizados na plataforma Educação da CUT

O certificado conta na SEE-DF para escolha de turmas e para progressão na carreira.

MATÉRIA EM LIBRAS