Formação docente e subjetividade: Teorias, possibilidades e desafios

A preocupação com a utilização do espaço da coordenação pedagógica motivou o professor Elias Batista dos Santos a abordar a temática em seu doutorado. A pesquisa resultou no lançamento do livro Formação docente e subjetividade: Teorias, possibilidades e desafios, que trabalha o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, a abertura ao diálogo e a formação continuada.

Professor da Coordenação Regional de Planaltina desde 1986, Elias diz que a ideia do livro é abordar de maneira reflexiva e crítica a temática da formação continuada de professores(as) sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade, especialmente a partir da análise dos processos de constituição de dois grupos de trabalho formados por educadores(as) do ensino médio de duas escolas públicas do DF. “As análises desses processos permitem ressaltar a importância de se considerar, no processo de formação continuada, a relação simbólico-emocional que constitui as interações estabelecidas entre os docentes e que favoreceu ou não a construção de uma ambiência fértil em possibilidades formativas e de desenvolvimento profissional no espaço-tempo destinado às atividades pedagógicas dos grupos de trabalho”, explica.

O educador lembra que a análise sobre o tema começou ainda no início de seu caminho como educador. “Quando cheguei à escola, no primeiro dia, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a questão do espaço da coordenação pedagógica, que seria um espaço de diálogo entre professores. Fiquei esperando este momento na coordenação e quando chegou o dia, o tempo acabou sendo ocupado por questões administrativas e burocráticas. A partir dali comecei a estudar sobre este tema”.

A obra pode ser adquirida no site https://www.editoracrv.com.br/ e outras plataformas de vendas de obras literárias.