Fique atento ao melhor período para solicitar sua aposentadoria

Com o início do pagamento das parcelas do reajuste salarial, uma das vitórias conquistadas durante a Greve de 2023, os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais devem levar em consideração estas datas para dar início ao seu pedido de aposentadoria. O Sinpro recomenda que a aposentadoria seja publicada sempre no mês subsequente às parcelas negociadas de reajuste salarial.

Um dos motivos para esta escolha é que, com a inclusão de parcelas de reajuste salarial, a pecúnia da licença-prêmio ganhará novos valores, para aqueles(as) que têm, no cálculo na hora da aposentadoria. Diante disto, as melhores datas para publicação passam pelo mês seguinte ao das parcelas. No mês de julho de 2023 a categoria terá uma parcela do reajuste salarial, portanto aqueles(as) que já tem idade e tempo de contribuição podem solicitar a publicação da aposentadoria no mês de agosto. Em outubro teremos outra parcela, sendo novembro uma data melhor para se aposentar. Em janeiro de 2024 temos um novo reajuste, sendo a melhor data o mês de fevereiro.

No processo de aposentadoria (já em andamento) é possível solicitar e indicar o mês de publicação. O pedido pode ser feito no próprio processo, via SEI.

O Sinpro lembra que a observação para se aposentador no mês subsequente ao reajuste é uma recomendação, uma vez que a decisão deve partir de cada professor(a) e orientador(a) educacional.

MATÉRIA EM LIBRAS