Filme O Complô é premiado no Big Ben International Film Festival

O filme O Complô, baseado no livro homônimo do deputado federal Hermes Zaneti e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, é um dos grandes destaques cinematográficos do início deste ano. Na última semana o curta-metragem brasileiro recebeu três premiações no Big Ben International Film Festival, referente à mostra de março e abril do evento inglês, promovido pela plataforma WFCN.

Entre as premiações recebidas estão as de Melhor Documentário, Melhor Direção e Melhor Pôster/Cartaz, criado pelo designer gráfico Luciano Ribas. Desde sua recente trajetória, O Complô, lançado como The Plot nos festivais internacionais, recebeu premiações nos festivais de Twilight Tokyo Film e na 5ª temporada da Singapore International Competition.

O filme apresenta os bastidores da gestão da dívida pública federal, com um resgate histórico do tema desde a Assembleia Nacional Constituinte, e seus impactos sobre o cotidiano da população brasileira. A produção também faz uma análise crítica sobre temas como o rentismo, a autonomia do Banco Central, a privatização de empresas públicas, a reforma da Previdência Social e a reforma Trabalhista.

Com produção da Filmes de Junho, do Rio Grande do Sul, associada com a Abravídeo, do Distrito Federal, o curta-metragem conta com narração da atriz Manuela do Monte e atuação do próprio Hermes Zaneti. O documentário foi viabilizado com recursos de sindicatos e entidades do movimento social organizado e pessoas físicas, a partir de campanha de financiamento coletivo. O filme tem recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).