Feliz Natal! Feliz 2022!

Ninguém ousa dizer que o ano que está acabando foi bom. A toda hora éramos bombardeados com notícias de amigos ou parentes contagiados, alguns se saravam, outros iam para o hospital e melhoravam, e vários que corriam pro hospital nunca mais saíam. Quem não estava doente estava com fome ou desempregado. Desalentado. Sem esperança. Sem perspectiva. Sem futuro.

No meio dessa terra arrasada, a gente ainda tinha que brigar pelo básico. Tinha que buscar forças pra defender o funcionalismo público contra o desmonte neoliberal do estado – e por enquanto vencemos a briga contra a PEC32, e tantas outras lutas que nos são tão caras. E a gente não entregou as pontas. Somos de luta. Somos professores.

Mas 2021 foi também o ano em que começamos a avistar a luz no fim do túnel. Foi o ano da vacina, o ano em que finalmente recomeçamos, ainda que timidamente, a nos encontrar pessoalmente, a trocar abraços e a nos olharmos nos olhos. E que falta que isso faz!

Em 2022, temos que esperançar, segurar as mãos de quem está do nosso lado com coragem, solidariedade e amor, muito amor. Chega de ódio! Chega de divisão! “Gente foi feita pra brilhar”, e não pra sofrer.

A diretoria colegiada do Sinpro deseja a você professor, professora, orientador educacional e orientadora educacional um 2022 leve, iluminado, e também com muita força e garra pra gente conquistar todo o direito que a gente tem para brilhar e esperançar. Que o bom velhinho barbudo vestido de vermelho nos traga os sonhos de um futuro melhor e mais justo.

Os nossos votos de felicidade, esperança e prosperidade estão em nossas mãos. Lembre-se que o resto está a seu cargo: o futuro do seu país depende da sua decisão em 2022. Que sua consciência transborde seu coração de amor e esperança.

E vamos pra mais lutas!

Feliz Natal e Feliz 2022!