FDE divulga nota de repúdio aos ataques golpistas em Brasília

O Fórum Distrital de Educação (FDE) divulgou nota de repúdio aos ataques terroristas contra os Três Poderes da República ocorridos no domingo (8). No documento, os representantes dos movimentos sociais de educação do Distrito Federal classificam os ataques de “criminosos, golpistas e terroristas contra o Estado democrático de direito. Confira a nota na íntegra.


NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO Nº 01/2023

SOBRE OS ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA DIA 08/01/2023

 

 

O Fórum Distrital de Educação/FDE, órgão colegiado formado por representantes do Estado e por 20 (vinte) representantes de movimentos sociais de educação no DF entre outras entidades e/ou conselhos com atividades correlacionadas à educação, repudia veementemente os ataques criminosos, golpistas e terroristas ao Estado Democrático de Direito que culminaram com ataques às sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, para além dos crimes contra o patrimônio artístico/histórico e público ocorridos no dia 08 de janeiro em Brasília.

 

 Neste sentido, o FDE entende ser necessária uma investigação rigorosa e a punição aos responsáveis, obviamente, priorizando inclusive, os financiadores desses ataques.

 

O FDE entende como decisão acertada por parte do Governo Federal a intervenção na segurança pública do DF, e que ela deve ser ampliada para todo Governo do Distrito Federal (GDF), até porque ficou muito evidente a leniência, cumplicidade e omissão à ação dos golpistas por parte do GDF.

 

Por fim, conclamamos todas as forças políticas democráticas a se unirem e somarem com manifestações públicas em defesa do Estado Democrático de Direito.

 

 

Brasília, 09 de janeiro de 2023.

 

 

FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO