Exposição mostra o elo entre a cultura popular e a arte erudita

Respaldado pelas recordações da infância, pelas histórias, músicas, livros e cordéis que leu, pelas imagens que viu em todas as viagens reais e imaginárias, o professor, poeta e artista plástico Valdério Costa convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para a exposição Histórias Xilogravadas. A exibição é apresentada pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados e será realizada de 23 de novembro a 12 de janeiro de 2023, das 9h às 15h, no Espaço do Servidor (Anexo II – Câmara).

As obras que fazem parte da exposição foram produzidas com a técnica da xilogravura (técnica artística que utiliza matrizes em madeira para impressão de gravuras em papel ou tecido). “As Histórias Xilogravadas dialogam e convergem para um elo entre a cultura popular e a arte erudita. A diversidade da literatura, da música, do teatro e das artes visuais, com todas suas nuances e temáticas, sempre foram uma influência no meu fazer artístico. Creio que as representações imagéticas que fazem parte desta mostra revelam amiúde alguns fragmentos da incomensurável riqueza cultural brasileira”, ressalta Valdério.

Além das xilogravuras, os(as) visitantes poderão ter contato com matrizes, ferramentas manuais utilizadas pelo artista e folhetos de cordel.

Clique aqui e confira o catálogo da exposição.