Nesta quinta (14) começa exposição de estudantes da Escola Parque 308 Sul

O 1°Museu de Arte Infantil de Brasília no Alameda Shopping (Taguatinga) recebe a partir desta quinta-feira (14/12) às 20h até fevereiro, mais de 100 produções artísticas de alunos(as) entre 6 e 11 anos da Escola Parque 308 Sul feitas durante o ano letivo de 2023, é a exposição “Registros Escolares: Memórias Infantis”, que faz parte das comemorações dos 63 anos da escola, completados dia 20/11.

Esta mostra é um painel do universo educacional de artes visuais compreendido na escola, com o envolvimento de todos os(as) professores(as) (Cirilo Quartim, Cleber Cardoso Xavier, Filipe Alves, Flávia Mota, Gabriela Guimarães Starling, Gil Cunha, Glória Maria Calafange, Kassandra Castro, Marina Moyle, Isabela Barbalho, Rosa Madalena) que disponibilizaram os trabalhos de seus estudantes. 

“As produções artísticas exibidas são resultados das ações pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano de 2023 e contextualizadas a partir do Currículo em Movimento que norteia o processo de ensino que vivenciamos nesta unidade escolar, que há 13 anos tem como gestor o professor Paulo César Valença”, diz o Dr. Cleber Cardoso Xavier, professor de artes visuais e curador da mostra.

Ele explica que na mostra, “são exibidos trabalhos que fazem uso de diversas técnicas, como: pintura com tintas aquarela, acrílica, guache, nanquim; cerâmica, desenho manual e a partir do uso do computador. Ainda são desenvolvidas técnicas de papel machê, pintura mural, recorte e colagem, pintura em diversos suportes, como: papel, papelão, madeira e tela”.

Sobre realizar a curadoria, Cleber aponta que “é uma seleção, uma mostra de um todo que nem sempre é possível exibir. O espaço ofertado em parceria com o Alameda Shopping não comportaria todas as produções realizadas ao longo de um ano letivo. Assim, foi selecionado um recorte a partir de técnicas e contextos desenvolvidos pelos docentes em sala de aula, tendo em vista a singularidade da realidade de cada turma e cada estudante. Temos, por exemplo, a produção artística de estudantes autistas, com déficit de atenção, hiperatividade, dentre outras singularidades do cotidiano escolar. Buscamos exibir a qualidade do ensino e não a qualidade estética, mesmo que esta se faça presente. 

O foco principal da curadoria é proporcionar ao espectador a compreensão da variedade e diversidade do nosso universo escolar. O desafio maior é proporcionar ao estudante que não teve o seu trabalho exibido, a compreensão de que ele está ali representado na presença do trabalho de seu colega, provocando assim o sentimento de compreensão, coleguismo, cooperação e alegria mediante a alteridade. Viver em sociedade é compreender que o outro e nós somos parte de um todo”.

Sobre a escola

A Escola Parque 308 Sul “é a primeira Escola Parque de Brasília e têm em si a expressão clara do projeto educacional de Anísio Teixeira para a Capital Federal. Nela são oferecidos dois componentes curriculares: Arte e Educação Física. Os demais componentes são trabalhados no âmbito da Escola Classe. Assim, a criança perpassa 10 horas diárias no sistema educacional, atualmente. Por meio de aulas-passeio, os estudantes visitam espaços urbanos e culturais de Brasília, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e compreendendo melhor o que é a educação patrimonial e a cidadania”, diz Cleber.

Serviço:

Exposição “Registros Escolares: Memórias Infantis”

Curadoria de Cleber Cardoso Xavier sobre produções artísticas de estudantes atendidos na Escola Parque 308 Sul

Docentes de Artes Visuais: Cirilo Quartim, Cleber Cardoso Xavier, Filipe Alves, Flávia Mota, Gabriela Guimarães Starling, Gil Cunha, Glória Maria Calafange, Kassandra Castro, Marina Moyle, Isabela Barbalho, Rosa Madalena.

Abertura: 14/12 às 20h

De 14/12/2023 a 14/02/2024

1º Museu de Arte Infantil de Brasília – Alameda Shopping – Piso 1 

(CSB 02, Lote 01/04, Taguatinga)

Segunda a sábado, 9h às 21h; domingo 11h às 18h

Entrada franca