Lançamento da exposição “Paulo Freire em Brasília: tessituras de uma educação emancipadora” nesta quarta-feira (10)

Na quarta-feira (10/4), acontece o lançamento da exposição virtual “Paulo Freire em Brasília: tessitura de uma educação emancipadora”, a partir das 19h, no Centro Cultural da ADUnB, no Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF. O lançamento contará com a presença de Nita Freire, viúva de Paulo Freire, que lançará o livro “Meus Dizeres e Fazeres em Torno de Paulo Freire”. O lançamento será também um TV Sinpro Especial, com transmissão ao vivo pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da NET) e redes digitais do sindicato (Facebook e Youtube).

 

 

A entrada é franca e, na abertura da mostra, haverá uma apresentação musical de Martinha do Coco e, em seguida, a abertura oficial com as professoras Eva Waistros Pereira, coordenadora do Projeto Museu da Educação do Distrito Federal; Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB; e Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire).

Em seguida, haverá uma apresentação da exposição virtual com as professoras Ariane Abrunhosa da Silva, curadora da exposição; e Mariana Penna, assistente de curadoria; e o lançamento do livro de Nita Freire, em que a autora será homenageada pelas professoras Ana Lúcia Souza de Freitas, Ana Cristina de Silva Rodrigues, Bárbara Cristina Moreira, Cleiva Aguiar de Lima. O encerramento está previsto para ocorrer às 22h com um coquetel.

A exposição é realizada pela parceria entre o Museu da Educação do Distrito Federal e a Fundação de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e conta com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Educação do DF, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Instituto Paulo Freire e Sinpro-DF.

A exposição

Em nota à imprensa, a curadoria da exposição “Paulo Freire em Brasília: tessitura de uma educação emancipadora” informa que a mostra ganha o mundo virtual para homenagear o educador Paulo Freire com o registro de fatos marcantes de sua presença na capital do País.

A exposição, segundo o documento da curadoria, estará em exibição na Internet e é decorrente de uma extensa pesquisa realizada pelo Museu de Educação do Distrito Federal (MUDE), que apresenta achados valiosos sobre o trabalho educativo de Paulo Freire em Brasília.

E informa que “o conteúdo da mostra está reunido em duas salas virtuais que apresentam fatos relevantes da trajetória de Paulo Freire em momentos históricos distintos. O mergulho nesse universo presenteia os internautas com um acervo de fotografias, textos e conteúdo audiovisual gerado a partir da presença do educador no Distrito Federal, nas décadas de 1960, 1980 e 1990”.

A mostra será realizada em plataforma digital interativa e valoriza a história e a cultura da capital, palco de ações educativas do homenageado que ganharam representatividade no contexto histórico.

Ainda segundo a nota à imprensa da curadoria, “o espaço virtual contribui para difundir e preservar o acervo material e imaterial de Paulo Freire em Brasília. O mergulho no passado revela as narrativas de pessoas que conviveram e participaram dos projetos freireanos”.

A mostra poderá ser acessada pelo link https://paulofreireembrasilia.com.br/

Exposição virtual

Criou-se um ambiente virtual expositivo de comunicação e conhecimento a fim de tornar público o acervo de conteúdo sobre Paulo Freire em Brasília e, ao mesmo tempo, sensibilizar os internautas sobre seus ensinamentos. A amorosidade presente nos ensinamentos de Freire pode ser apreciada nas galerias virtuais por meio de textos, coleções fotográficas e imagens disponíveis na plataforma. Apresenta-se uma linha de tempo com destaque aos momentos em que Paulo Freire esteve em Brasília e, consequentemente, participou da história da educação do Distrito Federal.


Navegação no site – Conheça as salas


Sala 1
– A capital nascente – sonhos, invenções e utopias

O projeto piloto de alfabetização de Brasília (1963-1964)

O Programa Nacional de Alfabetização

O método Paulo Freire e a leitura do mundo

O golpe militar de 1964 e a perseguição à Paulo Freire

Sala 2 – O reencontro com Brasília: tributo a Paulo Freire

Abertura política e a volta de Paulo Freire do exílio

O reencontro com Brasília

Memória viva na ação educativa

Tributo a Paulo Freire

 

O endereço eletrônico da mostra pretende ser uma fonte de dados para estudantes, professores, pesquisadores e público em geral.

Serviço

Lançamento da exposição virtual “Paulo Freire em Brasília: tessitura de uma educação emancipadora”

Data: 10 de abril de 2024

Local: Centro Cultural da ADUnB – Auditório e saguões externos – Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte

Programação

18h30  – Recepção

19h –  Apresentação musical: Martinha do Coco

19h10 – Profa. Dra. Eva Waisros Pereira – coordenadora do projeto Museu da Educação do Distrito Federal

19h20 – Profa. Márcia Abrahão Moura – reitora da Universidade de Brasília

19h30 – Ana Maria Araújo Freira ( Nita Freire )

19h40 – Apresentação da Exposição Virtual “Paulo Freire em Brasília: tessitura de uma educação emancipadora”: Profa. Dra. Ariane Abrunhosa da Silva – Curadora da Exposição; Profa. Mariana Penna – Assistente de Curadoria

20h10 – Lançamento do livro “Meus dizeres e fazeres em torno de Paulo Freire”, de Ana Maria Araújo Freire e homenagem à autora. Em seguida: coquetel

22h – Encerramento

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre a exposição: https://homol.svarmo.com.br/Paulofreire/

 

Confira nas imagens a seguir a programação.