Exposição traz trabalhos de artistas que fazem parte da história da arte brasileira
Obras de Athos Bulcão, Roberto Burle Marx, Iberê Camargo, Carlos Vergara e outros artistas que fazem parte da história da arte brasileira ao longo dos últimos 60 anos serão levadas ao público pela exposição “História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira”. O evento será inaugurado na terça-feira (4/2), na Caixa Cultural Brasília. A entrada é gratuita, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h.
A mostra, com curadoria de Renata Azambuja e Emerson Dionísio, apresenta um recorte significativo da coleção privada dos colecionadores Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira, com esculturas, fotografias, instalações e gravuras, tendo a pintura como ponto forte.
Pesquisador de coleções privadas e institucionais, Emerson Dionísio, curador adjunto da mostra, diz que “a coleção ajuda a compreender os principais embates da pintura nas últimas cinco décadas, aqui no DF e no Brasil, os dilemas da figuração, a crise da representação, os diálogos com pintura urbana, os debates sociais, os caminhos percorridos pelas abstrações e arte conceitual”.
Segundo os curadores, a coleção é única pela sua diversidade, reunindo desde as primeiras gerações de artistas contemporâneos até novos talentos da cena artística brasileira, com ênfase na produção de Brasília e do Centro-Oeste.
A mostra “História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira” fica aberta para visitação até 13 de abril.