Ex-aluno do CEM 02 de Ceilândia representa o Brasil no Mundial Universitário de Xadrez

O TV Sinpro do dia 23 de novembro mostra uma simultânea de xadrez realizada por um ex-aluno do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. Além de revelar a importância do esporte no desenvolvimento intelectual dos(as) estudantes, a demonstração também teve como objetivo divulgar a ida de Igor Souza para a Bélgica. O campeão brasiliense de xadrez representará o Brasil no Mundial Universitário.

Cursando Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), Igor aprendeu xadrez no CEM 02. Desde então, promove simultâneas para difundir o esporte nas escolas públicas do Distrito Federal. A apresentação do xadrez a Igor foi feita pelo professor de Sociologia da escola, Rubens Palácios, que desde 2014 é responsável pela organização dos eventos de xadrez e por selecionar os(as) estudantes para participarem de torneios e eventos promovidos pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF). “Recebemos o nosso Igor, nosso ex-aluno, que fez uma exibição jogando contra dez jogadores ao mesmo tempo. Esta simultânea foi para divulgar a ida dele para a Bélgica, fato que para nós é um orgulho muito grande”, ressalta Rubens.

Eliel de Aquino, diretor do CEM 02 de Ceilândia, lembra que o xadrez tem um papel importante no desenvolvimento intelectual dos(as) estudantes. “O CEM 2 tem diversos projetos e isto é importante porque abre uma agenda positiva para a escola e mostra como é importante mostrarmos o que estamos fazendo, de maneira que tenhamos uma possibilidade de mostrar para a sociedade a importância da escola pública. Dessa forma a escola permite que o aluno participe mais, se sinta presente, se sinta participante de todas as situações que a unidade escolar vai criando”, ressalta Eliel.

O TV Sinpro vai ao ar às 19h, na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF. Não perca!