Evento reafirma o lema dos educadores da CNTE “Aposentados sim, inativos nunca, educadores sempre”

Troca de experiências, tomada de conhecimentos e reafirmação de compromissos. Esses foram os principais pontos destacados pelos participantes do 10º Encontro Nacional de Aposentados. Cerca de 170 aposentados das entidades filiadas à CNTE estiveram reunidos, para fortalecer a unidade da categoria e demonstrar que ainda estão na luta pelos seus direitos.
“O Encontro é importante porque aglutina a participação de professores e outros profissionais aposentados de todo o Brasil. De acordo com o que vimos aqui, podemos inovar dentro do nosso sindicato” disse a diretora do Sinpro – DF, Silvia Canabrava. O diretor executivo da secretaria de aposentados Sintero – RO, Valdir Martins de Lima, só teve elogios. “Foi muito bom. Se fosse para atribuir uma nota, eu daria 10”.
Durante todo o dia, os sindicatos e entidades apresentaram suas realizações e projetos. Foi um momento de troca de informações e intercâmbio entre a realidade dos estados presentes. “Vamos levando daqui muita coisa que os outros estados estão fazendo e que ainda não conseguimos realizar. Observamos muitos pontos interessantes. Tem, por exemplo, a questão da valorização dos inativos, que no nosso estado ainda não é realidade”, explicou Heloisa Vaillant, diretora de aposentados do Sindiupes – ES.
A luta pela manutenção dos direitos dos profissionais aposentados também foi destacada. “Conhecer a realidade dos companheiros dos outros estados do país e viabilizar ações para enfrentar um governo déspota, que age pela retirada de direitos conquistados através do tempo, é muito importante. Nosso lema diz que direito não se tira, se amplia”, afirma a secretária de aposentados da APP – PR, Valci Mattos.
A décima edição do Encontro Nacional de Aposentados também contou com a participação dos funcionários da educação. “Uma escola não funciona só de direção e professores. Somos todos educadores, e se somos educadores, temos que participar de todos os eventos”, afirmou a aposentada associada à Afuse- SP, Maria Antônia Trolesi.
Deliberações
O relatório produzido pelos grupos de trabalho formados durante o segundo dia de evento foi apresentado e aprovado em votação realizada na plenária final. Entre as deliberações estão a criação de uma política de integração dos aposentados no meio sindical, a luta pela paridade salarial com integralidade e a defesa da saúde e do lazer.
Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.