Evento dia 30 de março comemora o Dia da Terra Palestina

No dia 30 de março, data em que se comemora o Dia da Terra Palestina, a Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) realiza um evento especial pela data em que se lembra a greve geral e as passeatas da população palestina – da Galileia (norte) ao Al Náqab (sul) – em 30 de março de 1976. Durante a atividade, às 19h30, no auditório do sindicato (SIG Quadra 6), será apresentada uma exposição do repórter fotográfico Christian Rizzi e em seguida a exibição do documentário Palestina – Fragmentos de uma história, produzido por Marcelo Freire, Waldson Almeida, Jean Carlos e Christian Rizzi. As fotos e as filmagens foram colhidas durante o período em que eles estavam na Palestina, em 2019.

Lembrar o Dia da Terra é também uma forma de pressionar pelo fim das atividades do Fundo Nacional Judeu. Em 1948, quando 750 mil palestinos foram expulsos de suas casas por milícias sionistas, formadas por estrangeiros recém-chegados à Palestina, para que Israel pudesse nascer, suas propriedades foram transferidas para esse fundo, que desde então financia a venda de terras exclusivamente para judeus. Todos os anos esta data é relembrada em atos, por palestinos e defensores dos direitos humanos, para reforçar o repúdio à ocupação e para defender o Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Como o nome já diz, este é um movimento que pressiona o mundo todo e os organismos internacionais a bloquearem investimentos em Israel, a exemplo do que levou ao fim do regime de segregação racial na África do Sul, conhecido como Apartheid, investimentos que, invariavelmente, acabam financiando a violência de Estado.

O povo palestino está sofrendo, isolado pela ocupação, refém de um bloqueio econômico que impede a entrada de recursos e fragiliza seu sistema de saúde interno. E é em um momento de calamidade como esse – em que todos os povos civilizados estreitam seus laços de solidariedade – que fica ainda mais evidente a brutalidade do isolamento e do apartheid.

Participe!