Estudantes fazem manifestação reivindicando escola pública de qualidade

img_20150310_095952 756Alunos do Centro de Ensino Médio Asa Norte (CEAN), do Setor Leste e do Centro Educacional 5 de Taguatinga realizaram, durante a manhã desta terça-feira (10), uma manifestação em frente à sede da Secretaria de Educação do Distrito Federal (Setor Bancário Norte). Os estudantes protestaram contra a falta de professores, de material pedagógico e de infraestrutura nas escolas.

Representantes de cada escola formaram uma comissão e se reuniram com o secretário de Educação, Júlio Gregório, e reivindicaram mais investimento nas escolas públicas do DF. Segundo Sofia Rabelo, aluna do CEAN e uma das representantes dos estudantes, o histórico em várias escolas é de falta de materiais pedagógicos, lâmpadas, uniforme, livros, além de funcionários terceirizados com o pagamento atrasado e professores em número insuficiente.

“Infelizmente a realidade nas escolas públicas não é nada boa. Falta desde lâmpadas a professores para dar aula. O que queremos é que a Secretaria de Educação invista mais na educação”, comentou Sofia, complementando que o secretário não fez promessas, mas se prontificou em visitar as escolas para conhecer os problemas de perto. “Ele chegou a falar que faria a contratação de professores temporários e vamos aguardar. Se nada for feito, faremos novas manifestações”.

Uma escola pública de qualidade sempre foi uma das bandeiras de luta do Sinpro. Esta luta começa pela valorização do profissional de educação – professor e servidor -, pelo financiamento da escola pública, pela seleção de professores via concurso público (com redução do quadro de professores temporários) e por condições estruturais e materiais nas escolas para o exercício das atividades pedagógicas. A escola pública precisa, também, que sua comunidade, de forma organizada e democrática, tome partido nas decisões voltadas para a melhoria da qualidade da educação.