Estudantes do CEF 602 do Recanto das Emas promovem a 6ª edição do Festival de Curtas

O Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas promoveu uma grande festa no dia 1º de novembro, com a realização da 6ª edição do Festival de Curtas da escola, no Cine Brasília. Durante a cerimônia os(as) estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental exibiram e foram premiados por suas produções audiovisuais.

Idealizado e coordenado pelo professor de Arte Edmar de Oliveira, o projeto é realizado desde 2016 e a partir de 2017 passou a integrar o Projeto Político Pedagógico da escola. A partir daí foi aplicado de forma gradual com as turmas, acrescentando novas categorias de produções. Atualmente os estudantes do 6° ano produzem animações em Stop Motion, as turmas de 7° ano criam releituras de videoclipes e os 8° e 9° anos produzem curtas-metragens de ficção ou documentário.

Além das produções deste ano, o Festival exibiu um vídeo com depoimentos de ex-estudantes do CEF 602, que participaram de outras edições do projeto. Entre os depoimentos estão o do ex-estudante Marcos Camargo, que além de participar e ser premiado em outra edição do projeto, também foi premiado em duas edições do Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF.

No decorrer dos bimestres os(as) estudantes são apresentados à linguagem audiovisual, conhecendo elementos importantes relacionados à produção de roteiros, planos e enquadramentos, etapas de produção audiovisual, além da apreciação e debates de cenas e filmes. Após esse processo, cada grupo de estudantes produz o seu próprio curta-metragem.

O professor Edmar de Oliveira ressalta que o projeto já produziu filmes premiados, que participaram de outros festivais do DF, como o Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF, Festival de Cinema do Paranoá e Festival Taguatinga de Cinema. “O Festival se tornou um grande evento, que envolve a comunidade escolar e visa proporcionar o protagonismo dos nossos estudantes. Nossas salas são repletas de criatividade. Temos várias histórias prontas para virar roteiro e logo em seguida se tornar um produto audiovisual. Nossos estudantes artistas expressam, por meio do audiovisual, alguns de seus desejos, interesses, dúvidas e protestos, sem contar a percepção que vão ganhando em torno de novas profissões”, finaliza.

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