Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção para o Enem até 26 de setembro

Até o dia 26 de setembro, estudantes de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A decisão veio após o Supremo Tribunal Federal (STF) votar a favor da garantia de gratuidade aos(às) estudantes carentes que faltaram ao exame no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, sem apresentar justificativa. Para solicitar a inscrição, basta acessar o link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

A decisão do Supremo deve beneficiar entre 1,5 milhão e 2 milhões de candidatos(as) e representa uma grande vitória para as classes menos favorecidas, aos movimentos sociais e aos(às) estudantes pela recuperação da amplitude social e democratização do Enem. Em 2020, o Enem distribuiu 3.644.994 milhões de isenções por declaração de carência. Em 2021, com as dificuldades criadas pelo ministro Milton Ribeiro, só foram 822.854 mil declarações de carências aceitas, cerca de 2,8 milhões a menos do que no ano anterior.

Alunos de 19 anos, por exemplo, que foram justamente os que se formaram em 2020, ano da pandemia, reduziram de 752 mil em 2020 para somente 356 mil em 2021. Foi a idade que teve mais redução de inscritos neste Enem da exclusão.

A oportunidade de acesso à prova do Enem de forma gratuita para estudantes pobres representa uma chance de ascensão social para muitos que, muitas vezes, foram esquecidos pela sociedade e agora, com um governo federal inimigo da educação, relegados ao ostracismo. Além de ser um direito garantido pela Constituição Federal, a educação deve ser acessível a todos e todas, independente de nível social.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS