Estudantes da EC Santa Helena lançam livro inspirado em obra de Ivan Zigg

Toda criança sonha e concretiza sonhos. É nesta realidade e na alegria da arte e da literatura, que os estudantes da Escola Classe Santa Helena, localizada no núcleo rural de Sobradinho I, lançaram o livro  Toda Criança Sonha, com orientação e supervisão da professora Márcia Ramos. Fruto de um trabalho desenvolvido durante a Jornada Literária, da Associação Cultural Jornada Literária do DF, onde os estudantes apresentaram releituras das obras de João Bosco Bezerra Bonfim e Ivan Zigg, a obra teve como objetivos promover o protagonismo, a criatividade, linguagem oral e escrita, e sobretudo, o gosto pela leitura.

Passada a etapa de leitura, interpretação e ilustração do livro, foi realizada uma roda de conversa, onde as crianças relataram os seus sonhos, que foram registrados em forma de poema. A partir daí, se iniciou a etapa de ilustração. Os próprios estudantes do 2º ano escolheram, por meio de uma votação, quem seriam os ilustradores. “Quando o livro ficou pronto, os estudantes gritavam e aplaudiam, tamanha era a euforia. Jamais me esquecerei daqueles olhinhos brilhando e daquelas boquinhas dizendo: que lindo, ficou o nosso livro!”, ressalta a professora Márcia.

Diante do entusiasmo com o resultado, e com todo o processo de construção coletiva, as crianças manifestaram o desejo de divulgação e publicação do livro e, durante a Jornada Literária, fizeram questão de presentear Ivan Zigg com o livro escrito e ilustrado por elas. Para a professora Márcia Ramos, que ama trabalhar com as séries iniciais, não há nada mais gratificante do que alfabetizar uma criança e contribuir para que se torne uma leitora e escritora proficiente. “A experiência de produzir um livro, despertou ainda mais nos estudantes, o prazer de ler e escrever. A oportunidade de compartilhar a própria produção com um escritor e ilustrador renomado como Ivan Zigg, contribuiu para melhorar a autoestima deles, os fazendo acreditar ainda mais em seus potenciais e na possibilidade real de se realizar sonhos”, enfatiza.

 

Onde encontrar
Toda Criança Sonha está disponível gratuitamente em versão digital.

Clique aqui e baixe a sua versão.

 

Confira a versão em vídeo – Toda Criança Sonha

 

Fotos: Arquivo pessoal / Márcia Ramos