Prorrogadas as inscrições para o X Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF

Se você professor (a) e orientador (a) educacional da rede pública de ensino ainda não inscreveu seus alunos (as) no X Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF, corre que ainda dá tempo. Agora, os trabalhos poderão ser entregues na sede e subsedes do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) até o dia (5/4).

As inscrições devem ser feitas no site do sindicato (confira no final deste texto os links para a inscrição, o regulamento e para as folhas de redação e desenho). Ao término do cadastro, será gerado um código de identificação, que deverá ser usado para preencher a folha da redação ou a folha de desenho. Importante lembrar que nem a redação nem o desenho serão aceitos em outro tipo de folha. Essas folhas também serão disponibilizadas pelo Sinpro-DF.

O concurso integra a campanha permanente e pedagógica intitulada “Quem bate na escola maltrata muita gente”, iniciada em 2008, e tem o objetivo de suscitar a reflexão sobre as causas e consequências da violência na escola, para encontrar soluções de enfrentamento a esse problema.

Para intensificar a campanha, este ano, o X Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-abordará a violência de gênero. Por isso, o tema é “Feminicídio: ato final da violência doméstica”.

O Mapa da Violência mostrou que a maior parte das agressões e assassinatos ocorrem na casa da vítima. O clima de violência doméstica reflete na vida acadêmica do(a) estudante e, consequentemente, na escola. É neste contexto que os(as) estudantes inscritos deverão apresentar redações ou desenhos que remetam à discussão sobre o feminicídio, por exemplo, motivos, consequências e soluções para este problema e como a escola pode influenciar para uma cultura da paz, de combate à misoginia e outros crimes de gênero.

O concurso é destinado aos(às) estudantes da rede pública de ensino, que poderão participar com apenas um trabalho. As inscrições estão abertas para estudantes da Educação Infantil, de 4 e 5 anos de idade, até o Ensino Médio. Os(as) estudantes da Educação Infantil, do CEE e classes especiais, bem como os(as) matriculados(as) do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA expressarão sua opinião por meio de desenho. Já os do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental/EJA e do Ensino Médio/EJA, poderão optar no formato de redação ou desenho (será considerado, apenas uma opção de escolha).

Os prêmios serão distribuídos para estudantes vencedores(as) e professores(as) ou orientadores(as) educacionais indicados(as) pelos(as) participantes. É importante observar que os(as) professores(as) que fazem parte da Comissão Julgadora não podem ser indicados(as) pelos(as) estudantes. Formada por professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino, a Comissão receberá os trabalhos sem identificação da escola, do nome do estudante ou do professor que orientou o trabalho para garantir a transparência do processo.

Para mais esclarecimentos, veja o Regulamento do concurso no site www.sinprodf.org.br ou pelo telefone 3343-4230. Confira abaixo os links com todo material necessário. Confira os links a seguir:

Regulamento

Folha pautada para Redação

Folha para Desenho (modelo vertical)

Folha para Desenho