Termina às 18h de quarta (11) período de inscrição para curso Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) informa que o período de inscrição para o curso Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão termina às 18h desta quarta-feira (11). Trata-se de um curso de formação para educadoras(es) da ativa da carreira do magistério público do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico a seguir: https://www.sinprodf.org.br/jornada-feminista-patricia-galvao/.

O curso terá início no dia 16/3, às 19h, com uma aula magna, a ser realizada no Auditório Paulo Freire, na sede do sindicato no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Com 80 horas/aulas, o curso terá certificação e acontecerá entre março e junho de 2020. O objetivo é formar multiplicadoras que adotem, na rede pública de ensino, práticas pedagógicas libertadoras e emancipatórias de enfrentamento às desigualdades vividas pelas mulheres.

Dividido em sete eixos, o curso proporcionará um diálogo com as educadoras(es) sobre tais desigualdades em diversas dimensões da vida. Será ofertado em dois dias na sede do sindicato no Gama, sempre às segundas-feiras; e, dois dias na sede do SIG, sempre às terças-feiras. Sendo uma aula presencial por mês e as demais serão a distância.
Serão cinco turmas com uma única aula presencial no mês. No Gama, as aulas serão nos turnos matutino e vespertino. No SIG, serão nos turnos matutino, vespertino e noturno. Cada turma terá, no mínimo, 15 participantes. Caso não alcance esse número, não haverá turma.

Cada cursista deverá fazer inscrição em uma única turma das 11 previstas no programa e o preenchimento das vagas será por ordem de inscrição. A primeira aula será realizada na sede do Sinpro-DF no SIG. As aulas presenciais ocorrerão nos dias 16 e 17/3; 13 e 14/4; 11 e 12/5. Em junho será o encerramento com atividade em turno único.

CONFIRA NA TABELA A SEGUIR:


CONTEÚDO – O conteúdo está dividido em eixos programáticos e estão em consonância com os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento para a Educação do Distrito Federal. Com sete eixos temáticos, o curso terá as seguintes disciplinas: “História das desigualdades de gênero, raça e classe social”; “Mulheres, o público e o privado”; “Educação para a cidadania”; “Educação para a sustentabilidade”; “Educação para e em direitos humanos”; “Histórias e resistências”; “Práticas pedagógicas/boas práticas” e uma referência bibliográfica de apoio.

A coordenação pedagógica é da professora dra. Denise Maria Mantovani. Ela é pós-doutora em Estudos Feministas e doutora em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica. Terá participação das professores Denise dos Anjos Mascarenhas, Bernadete Maria Konzen, Isabel Freitas e professoras convidadas.