Está chegando a hora de eleger novas diretorias para as escolas. Participe!

A cada três anos, estudantes, professores(as), orientadores(as), pais e demais servidores(as) da rede pública de ensino se organizam para eleger novos(as) diretores(as) e vice-diretores(as) para as escolas do Distrito Federal. Faltam poucos meses para as eleições diretas e o Sinpro orienta a todas as comunidades escolares que participem ativamente do pleito. Este ano, a expectativa é de que o processo eleitoral  aconteça na última semana de novembro.

O revezamento na gestão das escolas só é possível graças à Lei n° 4751, de 07 de fevereiro de 2012, que trata da Gestão Democrática. A lei é uma importante ferramenta de defesa das liberdades, do livre pensamento e fundamental para garantir uma escola mais participativa.

Antigamente, as direções das escolas eram indicadas pelos governos e representavam diretamente o secretário de educação. Com a aprovação da Gestão Democrática, as comunidades escolares passaram a escolher  as equipes que representarão cada unidade. Essa mudança fortaleceu a luta da categoria nas escolas e deu mais autonomia na construção do Projeto Político Pedagógico. Ela é uma conquista fruto de muita luta que promove a pluralidade de ideias, o respeito às diferenças e fortalece cada vez mais a educação.

A Gestão Democrática está em suas mãos. Vote, participe, transforme!