Espetáculo Vidas Secas, no CEM 2 de Planaltina, vai até domingo (1º/7)


O espetáculo musical “Vidas Secas” terá estreia em Planaltina nesta sexta-feira (29/6) e vai até o domingo, dia 1º de julho. Fruto de um projeto do ator e diretor Junior Ribeiro, o espetáculo “Vidas Secas” foi inteiramente construído com estudantes e comunidade de Planaltina, numa proposta de formação artística assinada pela Cia. Fábrica de Teatro. “Vidas Secas” é inspirado na obra homônima de Graciliano Ramos e contou com um processo de seleção de atores, treinamentos físicos e vocais, além de consultorias, propiciando aos participantes o contato com os bastidores da produção teatral brasiliense.
Para que o projeto fosse bem sucedido e tivesse o engajamento sociocultural efetivo, a Fábrica de Teatro contou com a parceria da direção escolar do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina, que abraçou a ideia e disponibilizou a instituição como sede de treinamento e construção do espetáculo. A diretora da escola, Sonara Liana, destaca que o projeto teve excelente aceitação por alunos e comunidade escolar, revelando muitos talentos. Com a possibilidade de levar uma montagem de um espetáculo profissional para uma escola pública, a oportunidade dos alunos de ingressarem no universo da literatura e da cultura brasileira só aumenta. Já a vice-diretora Emília Brasileiro lembra que a criatividade dos estudantes foi estimulada com o contato direto com um grupo teatral profissional, o que levantou a autoestima e a autoconfiança de todos os envolvidos, seja dentro da escola ou na comunidade escolar.
“Vidas Secas” é um espetáculo que expressa a presença e a ausência; o viver e o sobreviver; o sonho e a tristeza do sertão. Uma família de retirantes sertanejos que economiza as palavras para ter força na travessia extrema e árida em busca de sobrevivência. A obra será apresentada gratuitamente em um cenário teatral montado ao lado da escola, mostrando que é possível criar e gerenciar produtos artísticos em todos os lugares.
Serviço
Espetáculo Vidas Secas
Local: Ginásio do CEM 02 de Planaltina – Setor de Educação
Datas: 29 e 30 de junho e 1º de julho, sempre às 20h
Classificação: Livre
Entrada Franca