COM LOCAL REFORMADO, ESPAÇO OLHAR OFERECE ATENDIMENTO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DO GAMA

Professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e a comunidade escolar do Gama ganharam um presente no dia 11 de junho. O Espaço Olhar, que já existente há cinco anos, foi totalmente reformado para o melhor acolhimento e cuidado dos(as) interessados(as), se transformando em um refúgio para a saúde mental.

O projeto disponibiliza atendimento individual e coletivo, oferecendo uma série de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a utilização de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais na prevenção de depressão, ansiedade, hipertensão, dentre outras doenças. Entre as práticas realizadas no Espaço Olhar estão Tai Chi Chuan, meditação, Reiki, automassagem, auriculoterapia, Técnica de Redução do Estresse, arteterapia, terapia comunitária e escalda pés. As atividades do Espaço Olhar atravessam os muros da CRE do Gama e chegam até as escolas. Os atendimentos são realizados pela professora de psicologia Lilia Ferreira Guimarães, também é responsável pelo Espaço.

Criado com uma visão pedagógica sistêmica, o Espaço Olhar, da CRE Gama, tem como pilar central o reconhecimento do ser humano em sua integralidade, entendendo que cada um é moldado por suas experiências de vida e pela interação social que nos cerca. Neste período o espaço tem se transformado em um lugar de cuidado, acolhimento e afeto para professores(as), orientadores(as) educacionais, servidores(as), estudantes e familiares.

A partir do Espaço Olhar, tendo como uma de suas atividades a Terapia Comunitária Integrativa em Saúde, foi criada a primeira turma de professores(as) e orientadores(as) educacionais formados em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), que atende os(as) estudantes, mães de alunos(as) autistas são atendidos todos os sábados por terapeutas comunitários, e homens recebem atendimento durante a semana, além de atendimentos individuais e coletivos para educadores(as) das escolas do Gama.

Para a CRE Gama, o fazer pedagógico e as ações administrativas só podem florescer em um solo fértil de qualidade de vida e saúde mental, emocional e física. E é isto que o Espaço Olhar representa: um lugar de diálogo sem julgamento, de reflexão profunda e de envolvimento verdadeiro.