Escolas Técnicas de Brasília e de Ceilândia oferecem 2.190 vagas

Duas escolas técnicas ligadas à Secretaria de Educação do Distrito Federal oferecem, juntas, 2.190 vagas para seis cursos profissionalizantes. As aulas são gratuitas e começam no primeiro semestre do ano que vem. Um dos processos seletivos terá prova classificatória, e o outro será por sorteio eletrônico.
Em Águas Claras
No Centro de Educação Profissional/Escola Técnica de Brasília, em Águas Claras, os cursos são eletrônica e eletrotécnica, ambos apenas na opção presencial — com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno —, e informática e telecomunicações, disponíveis também a distância.
As inscrições devem ser feitas de 19 a 23 de outubro, das 9 às 21 horas, na sede da escola (Avenida Águas Claras, QS 7, Lotes 2/8, em Águas Claras). Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 22 de novembro, das 9 às 12 horas, o candidato precisará fazer uma prova classificatória com questões de língua portuguesa e matemática. O resultado preliminar será divulgado pelo site da Escola Técnica de Brasília em 26 de novembro, e o definitivo, em 2 de dezembro.
Em Ceilândia
No Centro de Educação Profissional/Escola Técnica de Ceilândia, as turmas oferecidas são de administração e informática. Há opções presenciais — nos três turnos — para nível médio e a distância para nível médio integrado ao ensino médio na modalidade EJA.
Os interessados devem se inscrever de 19 de outubro a 5 de novembro pelo site da escola. Para frequentar as aulas presenciais, é necessário cursar ou ter concluído o ensino médio ou equivalente. No caso da modalidade pela internet, os requisitos são ter 18 anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2016, ter o ensino fundamental e não haver terminado o ensino médio ou o terceiro segmento da EJA.
As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico em 6 de novembro, e os candidatos não contemplados vão compor o cadastro de reserva. A unidade de Ceilândia fica na EQNN 14, Área Especial, Ceilândia Sul.
Atividades obrigatórias
Durante os cursos a distância, tanto na unidade de Águas Claras como na de Ceilândia, haverá também atividades presenciais obrigatórias, como aulas práticas e avaliações.
Consulte os editais dos processos seletivos da Escola Técnica de Brasília e da Escola Técnica de Ceilândia.
(Da Agência Brasília)