Escolas do Cruzeiro realizam o 7º Curta um Curta

Unidas pela sétima arte, escolas do Cruzeiro realizam a o 7º Curta um Curta, que acontecerá de 6 a 8 de dezembro, no auditório do Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro. As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro e todas as escolas públicas e privadas do Cruzeiro podem participar.

O festival surgiu do projeto Cine Consciência implantado no CEMI e conduzido pelo professor Zaldo, que o teve como objeto de estudo em sua tese de doutorado, na Faculdade de Educação da UnB. O projeto foi a oportunidade de pesquisar o uso dos celulares como recurso acessível que estimula a criatividade, pesquisa e organização.

“O Ministério da Educação tem uma plataforma, com um banco de práticas inspiradoras, onde destacam 29 práticas no país e uma delas é, justamente, a ferramenta do nosso projeto: o uso das tecnologias para estimular o aprendizado. O MEC vê a nossa experiência como a que melhor ilustra a quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da cultura digital”, afirma. Apaixonado pela temática, professor Zaldo também é autor de “Vídeo Estudantil – Luz, Câmera, Educação”, primeiro livro didático sobre cinema voltado aos alunos da Educação Básica. O livro digital, que será lançado em breve, pode ser aquirido gratuitamente. Clique aqui e baixe o seu exemplar.

 

O Festival

Curta um Curta surgiu em 2015, quando o CEMI do Cruzeiro começou a trabalhar a oficina, com aulas semanais, em 18 turmas. Ao estudar as técnicas e a arte da linguagem cinematográfica, estimulando os(as) estudantes a criarem suas próprias histórias, surgiu a produção audiovisual. Com a quantidade de vídeos produzida surgiu também a ideia de criar um festival de curtas. Esse ano é a primeira vez que Curta um Curta é aberto à participação de todas as escolas do Cruzeiro, onde uma comissão julgadora escolherá até 30 vídeos para a mostra competitiva.

 

Confira abaixo o regulamento:

 7º Festival de Cinema Curta um Curta

Podem participar vídeos de alunos de qualquer escola pública ou particular do Cruzeiro;

Os vídeos devem ter, no máximo, 5 minutos e o tema é livre;

Podem ser de qualquer gênero ou técnica;

Serão desclassificados vídeos com ideias preconceituosas e/ou ofensivas;

Serão premiados com certificados e troféus os três melhores vídeos nas modalidades:

  • Melhores dos 6º anos;
  • Melhores dos 7º anos;
  • Melhores dos 8º anos;
  • Melhores dos 9º anos;
  • Melhores dos Ensinos Médios.

 

O melhor vídeo de cada série receberá um vale-compras, no Super Veneza, no valor de R$ 200,00;

Os vídeos devem ser enviados até o dia 25/11 para o e-mail setimocurtaumcurta@gmail.com. Na mensagem, deve-se informar: escola, série, telefone do(a) estudante, nome do(a) diretor(a) do vídeo, roteirista e editor(a);

Os direitos de imagens e sons apresentados no vídeo são de responsabilidade dos produtores.

 

Mais informações: Prof. Zaldo (61)99901-0021