Escolas do campo no Núcleo Bandeirante celebram o Dia do Campo

As escolas do campo do Núcleo Bandeirante celebram, na próxima quarta-feira (08), o Dia do Campo. O evento, que será realizado a partir das 8h, na Escola Classe Ipê, traz como tema Sustentabilidade no campo e o campo da sustentabilidade. O Dia do Campo tem como objetivo sensibilizar e despertar no público a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.

Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços. Nessa atividade veremos a importância da relação entre o campo e a cidade e como isso influencia nossas vidas. Para que essa engrenagem funcione de forma saudável e sustentável, é preciso que o campo seja respeitado, preservado e que políticas públicas possam direcionar recursos para que isto aconteça.

Para se ter uma ideia da importância do campo na vida econômica do Brasil, o agronegócio representa mais de 1/5 do PIB brasileiro graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade nos últimos 50 anos. Em 2014, o Brasil passou de importador a exportador de alimentos, garantindo saldo positivo na balança comercial e divisas para o país. Na contramão deste avanço, a degradação da terra, o desmatamento e a irresponsabilidade no cuidado com o campo tem deixado o país nas últimas posições quando se trata de preservação.