Escola vai ao Cinema: inscrições abertas

A Escola Vai Ao Cinema – Uma Aula de Cinema está com inscrições abertas para sua primeira edição. Até o dia 15 de julho, os coordenadores e diretores das escolas públicas do Distrito Federal podem se inscrever através no link disponível aqui. São 5 mil vagas para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As sessões acontecem nos três turnos, manhã, tarde e noite, no Cine Cultura Liberty Mall, a programação é dividida por faixa etária e inclui transporte, pipoca, suco, lanche e água para as turmas.

A ideia desse projeto é proporcionar aos estudantes de baixa renda o acesso à sétima arte. As escolas selecionadas devem formar grupos de 90 alunos da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos. As sessões de cinema são para estudantes de todas a séries, incluindo as turmas da EJA.

As inscrições estão disponíveis para escolas de Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará I, Guará II, Itapoã, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga, Varjão, Vicente Pires, Sol Nascente, SCIA – Estrutural e Plano Piloto. Cada escola poderá inscrever-se somente uma vez. Parte das vagas são reservadas para escolas da área rural e de ensino especial.

A programação prioriza filmes que podem ser trabalhados junto com o conteúdo ensinado em sala de aula. Todas as obras são brasileiras para, além de valorizar o cinema nacional, criar uma identificação entre o público e o que é visto na telona.

As crianças de 4 a 6 anos vão se divertir com “Peixonauta – O Filme”, e “Gemini 8”; para a garotada de 7 a 9 anos, vai ter o filme escolhido é “Tainá – A Origem”; os estudantes de 10 a 12 anos vão ver “Turma da Monica – Laços” e a animação “Tito e os Pássaros”. Finalmente, os adolescentes poderão conferir “Pureza”, “O Outro Lado do Paraíso” e “Cora Coralina – Todas as Vidas”.

O projeto A Escola Vai Ao Cinema é realizado pelo Cine Cultura com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.