Falta de professores faz Escola Parque da 304 Norte paralisar atividades

Nesta quarta-feira, após a deliberação da assembleia geral conduzida pelo conselho escolar da Escola Parque 304 Norte, as atividades na escola estão paralisadas em protesto pela falta de professores no local.
O Sinpro acompanha a questão da falta de professores na rede. A Secretaria de Educação fez uma convocação de novos profissionais na última sexta-feira (7), mas conforme o próprio Sinpro já tinha alertado, o número ainda é insuficiente e muitas escolas continuam com falta de professores.
Como consequência, alguns companheiros (as) que possuem o benefício de redução de 20% de regência de classe, garantido por lei, não estão podendo usufruir em virtude de a Secretaria de Educação não designar para as escolas mais professores para suprir esta carência.
Um dos fatores que contribuiu para o déficit foi a própria secretaria retardar a realização do concurso público em 2013, que era para junho, mas só ocorreu em dezembro. Portanto até hoje ele não foi homologado, algo que só vai ocorrer no final deste mês. Sendo assim, as nomeações só ocorrerão no final de abril, o que intensificará este problema em várias instituições de ensino.
O Sinpro reafirma que os professores efetivos devem suprir as carências definitivas (aposentadorias e exonerações) e os professores de contratação temporária, para as carências de licença-maternidade, tratamento de saúde e preenchendo os horários dos(as) colegas que usufruem do benefício de redução de 20% de regência de classe.
A solução é contratar os professores concursados, com urgência. Embora o Governo do Distrito Federal tenha convocado 711 professores(as) em janeiro de 2014, o banco de concursados de 2010 não foi totalmente zerado e disciplinas como Física, Química, Filosofia, Sociologia, Espanhol e Contabilidade ainda apresentam pessoas concursadas aguardando convocação, segundo nota divulgada pela própria SEAP (Secretaria de Administração Pública) no dia 16 de janeiro deste ano.