Ensino, arte e luta: Jardim de Infância II celebra 7 anos

O Jardim II do Cruzeiro comemora em março uma jornada de sete anos de conhecimento e arte graças à atuação dos professores(as) e orientadores(as) educacionais e a colaboração de todos(as) da comunidade escolar e do bairro. A celebração, no dia 6, foi marcada por uma série de atividades que envolveram alunos, pais e professores, com apresentações teatrais, festa, e a exploração dos espaços escolares para promover um sentimento de pertencimento e familiaridade com o ambiente educacional.

Desde o início de sua história, a escola tem desempenhado um papel fundamental na comunidade local, oferecendo uma educação de qualidade embasada em um projeto pedagógico centrado na expressão artística das crianças. A escola atende 136 alunos, com adaptações para o ensino de alunos com necessidades especiais. A equipe do Jardim é composta por 26 professores(as) e orientadores(as) educacionais e a escola é  baseada no modelo dos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi). 

A diretora da escola, Aline de Menezes, destaca a importância do projeto macro denominado “Jardim com Arte” que, ela explica, “visa estimular a expressão criativa das crianças por meio de diversas formas de arte, como dança, música, interpretação, desenho e pintura”.  Ela exemplifica como resultado do ensino uma vernissage realizada em agosto, onde foram expostos os trabalhos artísticos produzidos pelas crianças, ex-alunos, professores e pais.

 “A organização do evento seguiu padrões tradicionais desse tipo de exposição, com cada obra devidamente etiquetada com informações essenciais como nome do autor, técnica utilizada e materiais empregados”, diz, ressaltando o resultado do trabalho na comunidade escolar. O ambiente lembrava a uma galeria de arte, onde cada peça contava sua própria história cativante”, lembra.

Aline conta que o envolvimento dos alunos e comunidade no ambiente educacional acontece desde o começo da escola, a exemplo da escolha dos nomes das salas, feita pelas crianças em processo de decisão colaborativo.  “Após uma pesquisa minuciosa sobre a fauna local, apresentamos os diferentes animais para as crianças, que tiveram a oportunidade de votar no nome que gostariam para suas salas. Surgiram nomes então como Tatubola, Porco-espinho, Ararazu, Lobo-guará, Siriema, Coruja-buraqueira e até mesmo a Minhoca, que encontrou seu lar na horta da escola”. 

História

No começo a escola enfrentou desafios como a falta de recursos básicos e estrutura escolar.  “Durante a semana de matrículas do primeiro ano, em 2017, nos deparamos com a falta de recursos básicos, chegando ao ponto de realizar as matrículas na calçada por falta de impressora”. Ele lembra que, para cumprir os prazos de matrícula e início das atividades escolares, foi essencial a colaboração das escolas vizinhas e parceiros. 

A entrega da estrutura à comunidade ocorreu em dezembro de 2016 e, em janeiro do ano seguinte, deu-se início ao processo de matrícula.  “Nunca houve uma cerimônia oficial que marcasse o início das atividades da escola, por causa do período de férias, a  tradição do jardim é comemorar no início do ano letivo”, explica a diretora Aline. Ela aponta que, apesar das adversidades, com o apoio essencial da comunidade escolar e do Cruzeiro, hoje o Jardim se destaca por ser um espaço de aprendizado que respeita e estimula a expressão dos(as) estudantes, com criatividade e inclusão.

A diretora de Assuntos e Políticas para Mulheres, Regina Célia Pinheiro, comenta que, quando o Jardim 2 do Cruzeiro foi construído, havia uma demanda grande para a educação infantil. “Junto com ele chegou um sentimento de esperança dessa comunidade do Cruzeiro, que tanto precisava de mais um local público de educação para trabalhar com essas crianças daqui”, comenta.

“Hoje, o trabalho de excelência que essa escola desenvolve, com uma equipe  muito envolvida com essa questão da educação infantil, e de uma maneira muito bonita, nos traz esperança. Nos faz esperançar todos os dias. Esperançar por essa construção de uma educação pública de qualidade para todas e todos”, diz a diretora do Sinpro. 

Ela destaca que o bairro conta com escolas mais antigas e que o Jardim II do Cruzeiro, ainda em seus primeiros anos, já promete fazer história. “História boa, história de esperança, história de bons projetos pedagógicos, e que essas crianças que vão sair de lá vão sempre carregar essa história consigo na vida escolar”. 

Veja as fotos da celebração neste link.