Encontro Nacional dos Trabalhadores do setor público acontece nesta quinta (29) e sexta (30)

Nesta quinta e sexta (29 e 30 de julho), acontece o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, organizado pelas centrais sindicais e entidades que representam o funcionalismo. O evento vai reunir servidores municipais, estaduais e federais de todo o Brasil para organizar a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) de Bolsonaro e Paulo Guedes. O encontro será realizado de forma online e vai discutir um plano de ação para preparar uma grande mobilização nacional contra a PEC 32.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.contrapec32.combr, onde também estão disponíveis o calendário de atividades e a programação. No dia 29 de julho, às 19h, o evento será transmitido publicamente através do Facebook e do YouTube “Contra a PEC 32”. Já no dia 30 de julho, a partir das 9h, o evento ocorrerá na plataforma ZOOM. O link de acesso será enviado por e-mail e pelo WhatsApp para todos que forneceram estas informações no ato da inscrição.

Desde o início de julho, já ocorreram 10 eventos locais (municipais e estaduais) de preparação para o Encontro Nacional. O objetivo é mobilizar os trabalhadores e conscientizar a população sobre os impactos da Reforma Administrativa no serviço público. Com a PEC 32, o governo quer eliminar as obrigações sociais do Estado, como saúde e educação, e ampliar ainda mais as privatizações, deixando a população completamente desassistida. As mudanças vão possibilitar um processo de demissão em massa de servidores e facilitar a contratação de apadrinhados políticos. A Reforma Administrativa está tramitando na Câmara dos Deputados e deve ser analisada no segundo semestre.

Além de elaborar um plano de lutas contra a PEC 32, o Encontro Nacional também irá discutir a greve geral do funcionalismo público, marcada para o dia 18 de agosto. Nesta data, também serão realizados atos, paralisações, mobilizações nos locais de trabalho, panfletagens em terminais de transporte público e outras agitações. Antes da greve geral, ainda haverá um ato em Brasília, no dia 3 de agosto, no retorno do recesso parlamentar, além de um conjunto de atividades que vão ajudar a mobilizar a paralisação do dia 18.

O Encontro Nacional do Setor Público é organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas, Pública, CGTB e Intersindical IL, além das entidades Fonasefe, Basta, Frente Parlamentar e UPB.