Encontro de Mulheres Educadoras tira resoluções para o 12º CTE

O VIII Encontro de Mulheres Educadoras, que acontece no próximo sábado, dia 25 de junho, das 8 às 18:30, no espaço Chico Mendes da Chácara do Sinpro, vai tirar resoluções para o 12º Congresso dos Trabalhadores em Educação (CTE), que ocorre entre os dias 7 e 9 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, aqui em Brasília.

As inscrições para o VIII Encontro de Mulheres se encerram amanhã (dia 22/6), e podem ser feitas neste link.

As professoras e orientadoras educacionais sindicalizadas poderão participar de 4 rodas de conversa que vão debater a conjuntura e a necessidade de uma educação feminista antirracista antlgbtfóbica e anticapacitista.

À tarde haverá uma roda para debater qual projeto de sociedade queremos e, finalmente, haverá a aprovação das resoluções para o XII Congresso dos Trabalhadores em Educação.

A homenageada deste VIII ENcontro de Mulheres Educadoras será a professora e jornalista Antonieta de Barros, uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil – a primeira negra. Elegeu-se deputada estadual por Santa Catarina em 1934. Antonieta era professora por formação, e também cronista e jornalista. Filha de uma ex-escravizada, ela teve papel fundamental na luta pela igualdade racial e pelos direitos das mulheres. Uma das principais bandeiras de seu mandato como deputada estadual foi a concessão de bolsas de estudo para alunos carentes. Antonieta nunca deixou de exercer o magistério. Ela dirigiu a escola que levava seu nome até morrer, em 1952.

As vagas para o VIII Encontro de Mulheres Educadoras são limitadas, e oferece creche para as educadoras que quiserem levar crianças de até 7 anos de idade.