Embaixada do Japão abre inscrições para a Bolsa MEXT

A Embaixada do Japão no Brasil está recebendo, até o dia 16 de fevereiro, inscrições para a Bolsa MEXT de Treinamento de Professores. A Bolsa MEXT de Treinamento de Professores é um programa promovido anualmente pelo governo japonês, voltado a profissionais da área da educação que desejam se aprofundar na área de educação escolar.

 

Os bolsistas são convidados a conduzir pesquisas em universidades selecionadas do Japão para, posteriormente, aplicar os conhecimentos adquiridos em seu trabalho nas escolas brasileiras. A bolsa tem duração de um ano e meio. Os bolsistas selecionados recebem passagem aérea de ida e volta, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal suficiente para cobrir despesas durante o período de permanência no Japão. Segundo a embaixada, o auxílio é mensal e destinado às despesas para o(a) profissional se manter no Japão por 1 ano e 6 meses.

 

Além de professores(as), podem participar também orientadores(as) pedagógicos, assistentes educacionais, diretores(as) e outros educadores(as) do Ensino Fundamental ou Médio.Segundo as regras, são bem-vindos(as) educadores(as) de todas as áreas e disciplinas, desde que tenham diploma universitário ou formação no magistério e que estejam exercendo a profissão atualmente.

 

O programa também exige um conhecimento avançado da língua inglesa, de preferência comprovada em algum exame de proficiência. O conhecimento básico da língua japonesa também é um diferencial. São aceitas inscrições de profissionais com ao menos 5 anos de experiência comprovada na rede pública ou privada. Os(as) candidatos(as) precisam ter, no máximo, 34 anos de idade no dia 1º de abril do ano da inscrição.

 

Vale destacar que os cursos oferecidos são basicamente nas áreas de Administração Escolar, Métodos Educacionais, Estudo de Matérias Específicas e Atividades Práticas, como inspeção das aulas e visita aos centros de pesquisas educacionais e outros institutos.

 

Clique no link a seguir para obter mais informações e acessar o link da inscrição: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/treinamento_prof.html