Em livro, professor debate a luta dos pobres pela vida

A militância junto ao Movimento dos Sem Terra (MST) por um período de vinte anos, no nordeste brasileiro, e a luta social foram cruciais para o debate sobre a luta das populações mais pobres pela sobrevivência. Após anos estudando fora do Brasil, o professor Uverland Barros da Silva lança o livro Terra: Dom e conflito para os pobres, fruto da tese de doutorado. A obra física, assim como o e-Book, já está disponível para venda nos marketplaces e livrarias.

O objetivo do livro é fazer uma análise bíblico-teológico para compreender uma pastoral fundamentada em uma teologia da terra e do jubileu bíblico. Diante disto, o autor se propôs a investigar o significado de terra em duas dimensões: Terra: como dom e conflito para os pobres. Trata-se da teologia do jubileu bíblico, com suas profundas implicações em nível de transformação de mentalidade e de atitude.

Segundo o professor Uverland, acredita-se que tanto a teologia da Terra, bem como a teologia do Jubileu Bíblico se constituem em uma chave hermenêutica, entre outras, no esforço de superar uma mentalidade dualista e espiritualizante. É a partir de uma visão integral do ser humano e da missão holística da Igreja que desemboca, em atitudes históricas de transformações de uma realidade escapista e alienadora de anti-vida, para uma vida compromissada com a realidade histórica e a gestação de uma consciência crítica.

WhatsApp Image 2022-08-05 at 12.18.17.jpeg

WhatsApp Image 2022-08-04 at 10.13.05.jpeg