Em greve, professores do RN aprovam contraproposta para reajuste do Piso Salarial

notice

Portal CUT – Escrito por: Concita Alves, CUT-RN | Editado por: Marize Muniz

 

Os professores e as professoras da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN), em greve desde segunda-feira (14) pelo pagamento do reajuste de 33,24% do Piso Salarial do Magistério, rejeitaram a proposta feita pela governadora Fátima Bezerra (PT),  também professora, que propôs escalonar a implantação do Piso Salarial 2022 até o fim deste ano.

Em assembleia realizada, nesta quinta-feira (17), na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal, a categoria aprovou uma contraproposta reduzindo o prazo do escalamento até o meio do ano para os trabalhadores e trabalhadoras da ativa e aposentados e pensionistas. 

O documento, construído pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), em parceria com uma comissão composta por profissionais da base, propôs escalonamento até junho e que todos os segmentos (ativos, aposentados e pensionistas) sejam contemplados com a primeira parcela de 20% para março, e outras duas em maio e junho, de 6,62% a cada mês. Caso o governo aceite a sugestão dos educadores, a greve poderá ser encerrada.

Confira a contraproposta:

20% de reajuste em março para ativos, aposentados e pensionistas;

6,62% em maio para ativos, aposentados e pensionistas;

6,62% em junho para ativos, aposentados e pensionistas; e

Pagamento do retroativo entre setembro e dezembro deste ano.

A Secretaria Estadual de Educação, informou que está analisando o documento enviado pela categoria e que, nesta sexta-feira (18)) deverá marcar uma nova rodada de negociações.

Além da contraproposta, a assembleia dos professores e professoras definiu quais serão as próximas atividades de greve:

– Reunião segunda-feira (21), às 14h, no SINTE/RN, para organizar o comando de greve;

– Assembleia terça-feira (22), às 8h, na Governadoria. (A data pode ser alterada de acordo com o dia da audiência); e

– Reunião com centrais sindicais locais para articular a luta pelo Piso (à definir dia, horário e local).

ENCAMINHAMENTOS

– Continuar em greve;

– Os diretores do SINTE/RN não devem mais conceder entrevistas aos jornalistas e apresentadores que atacam os trabalhadores em educação; e

– Fazer o levantamento da greve.

O Sinte/RN vem reafirmado que a luta é pela atualização integral, prevista em lei desde 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro.

Fonte: CUT