Em Brasília, povos originários protestam contra projeto de demarcação de terras

Um grupo de índios realizou protesto nesta 3ª feira (15.jun.2021) na Esplanada dos Ministérios contra o PL 490/2007, que trata da demarcação de terras indígenas. Uma faixa com os dizeres “Justiça aos povos indígenas” foi estendida na região central de Brasília. O ato faz parte da série de protestos que índios de diferentes regiões do país estão realizando desde a ultima semana.

O projeto em questão pode dificultar o processo de demarcação e facilitar obras e exploração de recursos naturais em terras indígenas.

A líder dos índios e coordenadora-executiva da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Sonia Guajajara, afirmou que os manifestantes também reivindicam a retirada de garimpeiros da terra indígena Munduruku, no Pará, e Yanomami, em Roraima.

Os índios estão no acampamento Levante pela Terra, ao lado do Teatro Nacional, próximo à Esplanada dos Ministérios. Guajajara disse que eles farão um novo ato na próxima 4ª (16.jun.2021).

Na 3ª feira (8.jun.2021), um grupo de indígenas subiu a rampa do Congresso Nacional e protestou contra o mesmo projeto. Na ocasião, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o presidente Jair Bolsonaro.

 

Fotos: Sérgio Lima

Fonte: Poder 360