Eleita nova ditetoria da CUT-DF com nomes do Sinpro


Para manter unidade nas ações de luta, as correntes políticas da CUT-DF entraram em acordo e garantiram a composição de chapa única nas eleições da direção da Central para o triênio 2012/2015. Com a nova composição, passa a presidir a CUT-DF o bancário Rodrigo Britto. A aprovação da chapa foi unânime pelo plenário do 12º CECUT-DF. Do Sinpro foram eleitos os nomes da Coordenadora da Secretaria de Administração da entidade, Maria Bernardete Diniz para a Secretaria de Formação da CUT e para a diretoria ampliada os diretores do Sinpro, Cláudio Antunes, Eliceuda França, Meg Guimarães e Iolanda Rocha. Bernardete destaca que a “eleição dessa nova diretoria representa a uma composição com responsabilidade. É uma transição com a unidade de todas as forças da base da CUT, construída com muito diálogo e isso fortalece a luta de todos”.
Para Rodrigo Brito, eleito presidente da CUT, a composição da chapa única “foi um passo essencial, que reforça a importância de caminharmos juntos nos trabalhos desempenhados pela CUT-DF”. “Nesses três anos, queremos continuar a fortalecer a organização classista, dando condições para que os trabalhadores e trabalhadoras avancem em conquistas e preservem seus direitos. Queremos formar uma CUT ainda mais próxima dos sindicatos filiados e reforçar a cultura de unidade de classe”, afirma Rodrigo.
Para José Eudes, que deixa a presidência da CUT-DF, ter dirigido a Central foi uma experiência única. “Essa gestão participou de um dos momentos políticos mais importantes do DF: o fora Arruda. Além disso, filiamos 12 novos sindicatos e estivemos firmes junto aos movimentos grevistas deflagrados”, afirma.
Quem é Rodrigo Britto
Uma das lideranças mais jovens da nova geração de bancários, Rodrigo Britto cumpre seu segundo mandato como presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília – a terceira maior entidade de bancários do país. À frente do Sindicato dos Bancários, Rodrigo consolidou a imagem de organizador, mobilizador, administrador, habilidoso negociador não só diante dos trabalhadores do ramo financeiro de Brasília, como também das lideranças de todo o movimento sindical do DF e do país. Também foi diretor da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF) na gestão que se encerrou no 12º CECUT.
Veja a composição da nova diretoria executiva da CUT-DF (2012/2015)
Presidência – Rodrigo Britto / Bancários
Secretária geral – Cícero Rola / Sindsep
Secretaria de Finanças – Julimar Roberto / Fetracom
Secretaria de Formação – Maria Bernadete / Sinpro
Secretaria de Comunicação – Sheila Tinoco / Sindjus
Secretaria de Organização e Política Sindical – Roberto Miguel / Vigilantes
Secretário de Política Social – Ismael José / Sindser / Condsef
Secretaria de Saúde do Trabalhador – Marli Rodrigues / SindiSaúde
Secretaria de Mulheres Trabalhadoras – Maria da Graça / Lida Sindical
Secretaria de Meio Ambiente – Vanessa Sobreira / Bancários
Secretaria de Relação do Trabalho – Denivaldo Alves / SAE
Secretária da Juventude – Douglas Rodrigues / Sindecof
Secretaria de Igualdade Racial – Marco Júnior / Rodoviários
E os noomes do Sinpro que compõe a Diretoria ampliada da CUT-DF são: Cláudio Antunes, Eliceuda França, Iolanda Rocha e Meg Guimarães.