Chapa 1 é eleita com mais de 70% dos votos

Professores(as) e orientadores(as) educacionais decidiram nas urnas que a Chapa 1 – Com Você, Por Você dirigirá o Sinpro-DF no triênio 2022-2025. O grupo é composto por 39 titulares e cinco suplentes. Desse total, 13 (1/3 da chapa) são novas lideranças sindicais. Os demais membros foram reeleitos.

A apuração dos votos foi  iniciada no fim da noite dessa quinta-feira (26/5) e encerrada às 5h45 desta sexta-feira (27/5). Foram registrados 8.124 votos válidos, 72,71% deles para a Chapa 1 – Com Você, Por você e 27,29% para a Chapa 2 – Alternativa. Brancos e nulos representam 2,69% dos votos.

As eleições do Sinpro-DF tiveram início no dia 25 de maio. Para o processo eleitoral, foram disponibilizadas 168 urnas, sendo 42 fixas e 126 itinerantes.

Para Luciana Custódio, reeleita à direção do Sinpro-DF, a expressiva votação da Chapa 1 é reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos anos, “que teve como pilares o compromisso e a responsabilidade com a categoria”.

“Nossa categoria foi às urnas e mostrou que reconhece o nosso trabalho. Agora, temos à frente o desafio de reestabelecer a educação como prioridade no DF. Embora tenhamos feito o impossível para que nossas crianças e adolescentes não ficassem sem o direito à educação durante a pandemia, o cenário é crítico. Nós fizemos nossa parte, mas o GDF abandonou a educação. E hoje faltam até professores nas escolas públicas”, disse a dirigente sindical.

Luciana Custódio lembra que, desde o ano passado, o Sinpro-DF vem insistindo no diálogo com o GDF para que fossem realizadas iniciativas que convergissem com a recomposição salarial pleiteada pela categoria. “Estamos há sete anos sem reajuste salarial. Fizemos todos os esforços para que as nossas perdas fossem compensadas, mas o GDF se mostrou intransigente. Conseguimos sim avanços importantes, como a incorporação do auxílio saúde ao vencimento e o pagamento da última parcela do reajuste salarial conquistado em 2013, devida desde setembro de 2015. Mas ainda há muito a avançar, e não abriremos mão disso”.

A dirigente reeleita do Sinpro-DF lembra que o objetivo da categoria do magistério público é alcançar a Meta 17 do Plano Distrital de Educação, que equipara o vencimento básico de professores e professoras à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior.

Além de lutar pela recomposição salarial do magistério público, a Chapa 1 – Com Você, Por Você traz como propostas a luta pela incorporação da Gaped, a realização de concurso público e convocação imediata para carências definitivas, a luta contra a educação domiciliar, a eleição direta para diretores e vice, entre outros pontos.

Clique aqui e conheça a Chapa 1 – Com Você, Por Você