Liberação dos coordenadores pedagógicos ocorrerá nos próximos dias

Os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) serão eleitos(as) pelos(as) professores(as) na tarde desta sexta-feira (para que atuam no período diurno) e na noite do mesmo dia (para os do período noturno).
Conforme o Sinpro já tinha adiantado em janeiro, nem todos(as) os(as) coordenadores(as) serão liberados(as) neste primeiro momento. A Secretaria de Educação continua com a disposição de manter o artigo 22, que só libera o(a) coordenador(a) da regência de classe no segundo bimestre.
Após algumas reuniões com a Secretaria de Educação, a Sugepe apresentou a seguinte situação: vai liberar de imediato um(a) coordenador(a) pedagógico(a) por escola no turno diurno; mais um(a) coordenador(a) pedagógico(a) nas escolas que possuem educação integral; mais um(a) coordenador(a) pedagógico(a) para as escolas que oferecem ensino noturno; e mais um(a) coordenador(a) pedagógico(a) para as instituições de ensino que estão funcionando com anexos (escolas que funcionam em dois espaços, em razão de reforma ou reconstrução).
O Sinpro entrou em contato nesta quinta-feira (19) com Eliane Barbosa da Silva, que é Subsecretária de Gestão dos Profissionais da Educação do GDF. Ela confirmou essas liberações, que irão ocorrer ao longo dos próximos dias, logo após as escolas apresentarem as carências para a CRE. Ela informou ainda que as vagas destes primeiros coordenadores(as) liberados(as) serão preenchidas preferencialmente por professores(as) concursados(as) que estão excedendo nas regionais de ensino, fato confirmado pela subsecretária, pois a Sugepe não solicitou a devolução de professores(as) excedentes para a Secretaria de Educação, justamente para poder realizar estas primeiras liberações de coordenadores(as).
O Sindicato reitera a reivindicação de que os(as) coordenadores(as) devem ser imediatamente liberados(as) porque o Sinpro entende que o trabalho pedagógico da escola passa pela organização do projeto pedagógico, que é realizado pelo(a) coordenador(a). O Sindicato continuará apresentando a reivindicação nas reuniões de negociação e o assunto será pauta da assembleia da segunda-feira (23).