EJA contra o analfabetismo

São Bernardo do Campo e Araraquara (SP) recebem título de Cidade Livre do Analfabetismo
As cidades de São Bernardo do Campo e Araraquara, em São Paulo, receberam o título de Cidade Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) aos municípios com índices de analfabetismo inferiores a 4%. Para alcançar o resultado, foram feitos em São Bernardo investimentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em formação e qualificação profissional. A Secretaria de Educação da cidade, nos últimos dois anos, cerca de 20 mil pessoas acima dos 15 anos participaram de alguns dos programas desenvolvidos pela prefeitura. Em Araraquara foi adotada estratégia semelhante. Em 2014, houve recorde no número de matrículas nas escolas que oferecem EJA e nenhuma desistência por parte dos estudantes.
Em Brasília, o EJA foi destaque, em julho, no Programa Alternativo, veiculado no dia 5 de julho deste ano. O Programa Alternativo mostrou a Feira de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto desenvolvido pelo Centro de Ensino Médio de Ceilândia. O projeto oferece aos estudantes uma aproximação maior da pesquisa e de novas culturas. Na feira, ocorreu um desfile de moda sustentável, atividade desenvolvida pelos próprios alunos.
O Programa Alternativo é apresentado pelo SBT e vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, com entrevistas e matérias sobre a realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos do programa é oferecer a oportunidade às escolas e aos professores e às professoras a participarem da discussão sobre os temas em debate e enviarem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.
Com informações da Revista Educação, Edição 208.