EJA abre inscrições para novas matrículas nesta terça (26)

Nova oportunidade para jovens e adultos(as) que querem e precisam de estudar. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) abriu inscrições para novas matrículas, nesta terça-feira (26). O prazo de inscrições prossegue até o dia 14 de novembro.

 

As vagas, segundo informações da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF), são para o primeiro semestre de 2022 e estão disponíveis para todas as Coordenações Regionais de Ensino (CRE).

 

Além da opção presencial, a SEE-DF oferece a possibilidade de cursar a modalidade a distância, pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional (Cejaep) de Ensino a Distância (EaD) de Brasília.

O Sinpro-DF destaca a importância da EJA e mostra que estudar é o melhor instrumento de ascensão social e econômica. Lembra também que o governo Ibaneis Rocha (MDB) tem tentado fechar as turmas de EJA em várias escolas, provocando um retrocesso, sem precedentes, na democratização da educação e na inclusão educacional. Quando um governo elimina as possibilidades de uso desse instrumento, ele condena a população menos favorecida à violência da pobreza. 

 

Por isso, o sindicato tem divulgado essa modalidade em rádios. “Atualmente, há mais de 11 milhões de analfabetos no País e, praticamente, a única ferramenta para retirar essa multidão do analfabetismo e lhe oferecer condições melhores de trabalho e vida é a EJA, uma ferramenta capaz de reduzir o déficit na nossa educação”.

 

Clique no link e ouça o spot de rádio: https://youtu.be/0z7PPoc-6JY

 

Matrículas

 

As inscrições são permitidas para estudantes a partir dos 15 anos completos para o 1º e o 2º segmentos, correspondentes aos anos iniciais e finais do Ensino fundamental, respectivamente, e com 18 anos completos para o 3º segmento, equivalente ao ensino médio.

 

A partir desta terça (26), os interessados podem se cadastrar pelo telefone 156, opção 2, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, ou pelo site da Secretaria de Educação.

 

A divulgação do resultado das inscrições está prevista para o dia 21 de dezembro, a partir das 18h, pelo site da secretaria. A consulta ao resultado é de responsabilidade dos candidatos. Importante lembrar, que apenas se inscrever não garante a vaga.

 

É preciso que, após o resultado das inscrições, seja efetivada a matrícula, que deverá ser feito entre os dias 4 e 11 de janeiro de 2022, pelo site da Secretaria de Educação ou nas secretarias escolares. Será necessária a apresentação de documento de identidade (Registro Geral – RG); CPF (Cadastro de Pessoa Física) do estudante; declaração provisória de matrícula ou histórico escolar; e comprovante de residência ou local de trabalho.

Com informações da Agência Brasília