Projeto literário da EC São Bartolomeu promove reflexão ambiental

Com uma roda de conversa, apresentação da produção criativa da escola e o foco na reflexão sobre meio ambiente, a Escola Classe São Bartolomeu (EC São Bartolomeu) de São Sebastião, realizou mais uma edição do Chá Literário. O evento foi promovido pelo projeto “É Lendo que se Faz História”, sob a coordenação da professora Jarlene Menezes. Com o tema “Água se Planta”, o encontro uniu literatura, educação ambiental e criatividade, fortalecendo o papel da escola como espaço de formação cidadã e crítica.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a roda de conversa com Margi Moss, pesquisadora e personagem do livro “Rios que voam”, de Yana Marull, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A participação de Margi encantou estudantes e educadoras e despertou reflexões sobre os chamados “rios voadores” — massas de vapor de água que viajam pela atmosfera e influenciam, diretamente, o clima e a biodiversidade no Brasil e no mundo.

Além do bate-papo, o evento contou com a produção de uma colcha de retalhos literária e a apresentação de trabalhos criativos realizados pelas crianças. Inspirados na narrativa dos rios voadores, os trabalhos foram um sucesso, cujos resultados demonstraram sensibilidade, imaginação e profundo envolvimento com a temática ambiental.

Mais do que um momento de leitura, o encontro mostrou como a educação pública pode ser um instrumento transformador. O Chá Literário se firmou como um capítulo especial de um projeto que não apenas conta histórias, mas constrói novas formas de olhar o mundo e de cuidar do planeta. Confira as fotos nas redes sociais do Sinpro.