EC 12 de Ceilândia realiza 3ª edição do Chocolate Literário: um encontro de leitura e cultura

A Escola Classe 12 de Ceilândia (EC 12 de Ceilândia) realizou a terceira edição do projeto “Chocolate Literário”, um projeto pedagógico que, desde sua criação, busca aproximar os(as) estudantes da literatura de maneira envolvente e significativa. Com foco na valorização da diversidade cultural, a iniciativa é uma celebração do conhecimento e da criatividade, estimulando a imaginação e o pensamento crítico dos(as) educandos(as).

Alessandra Lemes, diretora da EC 12 há 15 anos, psicóloga e escritora fascinada pela literatura, informa que o projeto Chocolate Literário tem o objetivo de destacar a literatura como ferramenta de expressão, reflexão e desenvolvimento de competências essenciais. “A atividade tem como objetivo a valorização da literatura como linguagem capaz de mobilizar sentimentos, emoções e valores, enaltecendo os estudantes como escritores e, também, como ouvintes, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita bem como a estimulação e o interesse pela leitura, além do desenvolvimento do pensamento crítico”, afirma.

Ela explica que, durante o ano, diversos(as) autores(as) locais, brasilienses, com obras temáticas de grande relevância alinhadas ao currículo são convidados(as) a fazerem parte do projeto. Assim, as obras são apresentadas às(aos) professores(as), que selecionam a obra a seu critério. A partir da familiaridade dos(as) docentes com as obras e os textos, eles(as) são livres para definir as metodologias para trabalhar tanto a obra quanto a biografia do(a) autor(a), por exemplo, com recontos, atividades artísticas, rodas de conversa, produção de textos, escrita coletiva, dentre outros.

“Na culminância, temos a participação de toda a comunidade escolar. A escola é decorada e organizada para uma exposição., cada sala de aula se transforma em um grande stand de amostras das obras dos autores homenageados.  Os estudantes encenam histórias, declamar poesias, confeccionam painéis e varais literários, demonstrar protagonismo como leitores, escritores e artistas, prestar  homenagem aos autores do Distrito Federal, além de se deliciar com o universo da literatura e degustar um delicioso chocolate quente”, informa.

Nesta edição, os(as) autores(as) locais homenageados foram Marcos Reis, com as obras Lápis cor de pele; Gira mundo, roda pião; Quem pegou a peruca do rei?; Alessandra Alexandria, com Dr. Falador – O palhaço que semeia amor; Francisco de Assis Assley Faos, com as obras Uma história de medo, Alfabeto em rimas, Minha pele cor de pele; Regina Ferreira com a obra Encontro de Cristal; Neuza com as obras A princesa negra e Pedrinho e Simão; Lair França, com Mariela quer ser modelo e Lentes mágicas.

A diretora afirma que, por meio de uma série de atividades, o projeto busca incentivar o prazer pela leitura, com obras de autores locais que ressoem com os interesses e vivências dos(as) estudantes; desenvolver habilidades de leitura e escrita, melhorando a compreensão de diferentes textos e ampliando o vocabulário dos estudantes; estimular o pensamento crítico, promovendo debates, rodas de conversa e discussões sobre temas presentes nas obras literárias; e  fortalecer a identidade e a expressão criativa dos(as) estudantes, incentivando a produção de textos, a interpretação de obras e a criação de projetos artísticos.

“As obras escolhidas foram alinhadas ao tema central do projeto, “Eu sou porque nós somos”, e proporcionam aos alunos uma rica reflexão sobre suas próprias vivências e a valorização das diferenças culturais”, informa.

Metodologia e atividades

Ao longo do ano letivo, diversos(as) autores(as) locais são convidados(as) a participarem do projeto. Eles e elas levam para a sala de aula livros com temáticas relevantes, alinhadas ao currículo escolar. Os(as) professores(as), com base nas obras, escolhem as metodologias mais adequadas para trabalhar tanto o conteúdo literário quanto a biografia dos(as) autores(as), por meio de atividades interativas como, recontos e resumos de obras; produção de textos individuais e coletivos; atividades artísticas, como painéis e varais literários; encenações de histórias e declamação de poesias; e rodas de conversa e debates sobre os temas abordados nos livros. Segundo a diretora, os(as) estudantes também são incentivados(as) a refletir sobre suas próprias experiências, criando narrativas e textos baseados nas leituras realizadas.

Culminância 

A culminância do Chocolate Literário é um evento de grande importância para a comunidade escolar. No dia, toda a escola é transformada em um espaço literário, com exposições, apresentações e atividades culturais. A programação inclui exposição de trabalhos, com painéis, varais literários e produções artísticas realizadas pelos(as) estudantes; apresentações culturais, com encenações de histórias e declamações de poesias, demonstrando o protagonismo dos estudantes como leitores e artistas.

A programação também apresenta homenagem aos(às) autores(as) locais, em que os(as) estudantes prestam tributo aos(às) escritores do Distrito Federal, destacando a importância da literatura regional. Realiza também a  “Manhã de autógrafos”, com a presença de autores(as)  convidados(as), proporcionando uma troca de saberes entre escritores(as) e estudantes. E, por fim, degustação de chocolate quente, criando um ambiente acolhedor e festivo, em que a literatura se encontra com o prazer da convivência.

O projeto segue também um cronograma de ações que envolve a comunidade escolar em diversas etapas. Confira as principais datas. Este ano, entre os dias 2 de outubro e 9 de novembro, uma série de atividades foi realizada como parte do projeto: apresentação dos(as) autores(as) e obras; análise e escolha das obras pelos(as) professores(as); período de desenvolvimento das atividades com os(as) estudantes; convite para a comunidade escolar participar do evento; organização das salas e espaços para o evento de culminância; no dia 9/11, realizada a culminância do projeto, das 9h às 11h30.

Avaliação

A avaliação do Chocolate Literário ocorre de forma contínua e reflexiva, com o objetivo de medir a eficácia das atividades propostas e os impactos na formação dos(as) estudantes. Aspectos como o uso adequado dos recursos, o alcance dos objetivos pedagógicos, o feedback (retorno) dos(as) participantes e a continuidade dos resultados após o término do projeto serão analisados para aperfeiçoar futuras edições.

O Chocolate Literário faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP)da escola e, além de valorizar a autoria Local, promove a inclusão  cultural. Este ano, o projeto contou com obras de de autores locais que abordam temas como identidade, diversidade e pertencimento. A ideia é que cada turma trabalhe com uma obra específica, com imersão profunda na literatura local. Entre os autores convidados estão: Marcos Reis com “Lápis cor de pele” (2ºP “B” e 2ºP “D”); Alessandra Alexandria com “Dr. Falador – O palhaço que semeia amor” (3ºA e 3ºB); Francisco Assley Faos com “Uma história de Medo” (1ºB e 2ºB); Regina Ferreira com “Encontro de Cristal” (1ºP “C” e 1ºP “D”); Neuza Maria com “A princesa negra” (1ºP “B”) e “Pedrinho e Simão” (5ºA); Lair França com a obra “Lentes mágicas” (5ºA).

Para Alessandra Lemes, o projeto Chocolate Literário é muito mais do que uma simples atividade escolar. “Trata-se de um espaço de encontro, reflexão e expressão, onde a literatura se torna uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano e cultural dos estudantes. Ao celebrar a diversidade, os alunos não apenas ampliam seus horizontes literários, mas também se conectam com sua própria identidade e com as riquezas culturais de sua comunidade. Este projeto reafirma a importância de iniciativas que promovem a leitura e a escrita como instrumentos de transformação, fomentando o protagonismo e a criatividade dos alunos, e fortalecendo o vínculo da escola com a comunidade”, finaliza.