EC SRIA ameaçada de transferência para o Guará II

A Secretaria de Educação (SEEDF) decidiu, de forma unilateral, transferir todos os estudantes matriculados na Escola Classe do SRIA (Setor Residencial Indústria e Abastecimento) para um prédio a ser alugado no Guará II. A decisão causará transtorno na vida de trabalhadores(as) e pais de estudantes.

A escola funciona em prédio próprio da SEEDF há 40 anos. A EC SRIA tem um total de 215 crianças atendidas no momento, e 160 que aguardam a resolução da questão para voltarem às aulas em 3 de março, conforme comunicado pela regional. A alternativa mais adequada para adaptar a capacidade da escola à demanda seria a reforma do prédio ao lado, que também pertence à SEEDF, onde funcionava uma videoteca desativada há três anos.

Entretanto, sem dar muitas explicações, a SEEDF desconsiderou essa possibilidade e decidiu alugar um novo espaço no Guará II para acolher a totalidade da escola. A comunidade escolar foi apenas informada de que as tratativas para o contrato estão em andamento e que o ano letivo se iniciará 3 de março, com as devidas reposições.

Além da opção feita pela secretaria por abrir mão de ocupar um espaço seu para alugar outro, pelo qual pagará aluguel, a definição traz grandes transtornos à comunidade escolar. Pais de estudantes estão indignados com a mudança: “O fechamento da escola acarretará prejuízos a todos os pais que possuem crianças pequenas, e não possuem veículos próprios, nem condições de realizar o deslocamento diariamente sem prejudicarem seus trabalhos que mantêm o sustento de suas famílias”, diz o abaixo-assinado “Pais em Defesa da Escola Classe SRIA”, que tem circulado na internet.

A diretoria do Sinpro está acompanhando o caso. “A Cidade Estrutural, região atendida pela EC do SRIA, precisa de mais escolas, mas vê é o governo fechar as que existem”, afirma o diretor do Sinpro Tião Honório, que foi estudante da EC SRIA. “Vamos buscar o Ministério Público e a Câmara Legislativa para que o desfecho dessa situação seja favorável à comunidade escolar”, completou ele.