EC São Bartolomeu promove medicina tradicional por meio de projeto pedagógico

A Escola Classe São Bartolomeu, em São Sebastião, tem apostado na medicina tradicional para levar mais saúde tanto aos(às) estudantes quanto para a comunidade escolar. Aproveitando toda riqueza e diversidade que a natureza tem para oferecer, a unidade escolar desenvolve o projeto Horta Medicinal com o objetivo de oferecer tratamento fitoterápico por meio da utilização de plantas com cunho medicinal e terapêutico.  

Segundo a vice-diretora da escola, Francisca de Oliveira Andrade Cordeiro, a atividade faz parte do projeto Viva Verde Vida, que mostra a preocupação da escola em assumir sua identidade como uma escola do campo, no campo e para a comunidade do campo. “A intenção inicial deste projeto é receber as crianças na educação infantil e que a cada ano elas passem por um projeto diferente. Durante este período os alunos passam por projetos diferentes, tendo contato com as formas mais diversificadas possíveis, como plantas medicinais, algumas que servem como remédio, outras comestíveis. Quando elas entram no 1º ano, entram em contato com a cura vinda da natureza. A possibilidade de não precisar ir a uma farmácia para obter a cura de determinada doença, como gripe, verme, asma, bronquite e até mesmo o piolho, que é comum em crianças na idade escolar”, explica.

Por conta de todos os anos trabalhando este projeto, a escola se tornou referência nos saberes tradicionais por meio da utilização de plantas com cunho medicinal e terapêutico.

Dentre os cultivos feitos pelos(as) próprios(as) estudantes destaca-se o guaco, planta importante para o tratamento de gripes, tosses e resfriados. “Para se ter uma ideia, com a volta às aulas após a pandemia da Covid-19 a comunidade local procurou a escola para obter informações sobre o uso das plantas medicinais e assim tratar uma gripe, por exemplo”, ressalta Francisca de Oliveira, complementando que além do cultivo de plantas e ervas medicinas, a escola trabalha atividades com jardins sensoriais por meio de trilhas interpretativas, que são realizadas na escola.