EC 18 de Taguatinga celebra aniversário dos personagens Racumim e Racutia

A comunidade escolar da Escola Classe 18, em Taguatinga, convida professores(as), orientadores(as) educacionais e estudantes para celebrar o aniversário de 20 anos de Racumim e Racutia, personagens do Projeto Reinventando a Biblioteca.

Idealizado por um grupo de professoras, o projeto busca mudar o aprendizado e incentivar a leitura.

Durante o encontro, que acontecerá no dia (6/4), na sede da escola, as criadoras apresentarão o tradicional espetáculo “Deu rato na biblioteca”, e diversas outras atrações.

Quem dá vida Racumim e Racutia, são as professoras Raquel Gonçalves Ferreira e Célia Madureira Silva. As educadoras tornam-se ratos para aproximar as crianças dos livros.

Sobre o espetáculo 

Racumim e Racutia  são dois ratinhos que moram na biblioteca. O esperto ratinho Racumim, roendo os livros , acabou aprendendo a ler e amar as histórias. O desafio passa então a ser convencer sua mãe, Racutia, de que ler é mais valioso que manter a tradição familiar de roer livros.

Todo ano, as pedagogas elaboram um livro contando as aventuras desses personagens. O primeiro deles foi lançado em 2005 como o nome Deu rato na biblioteca. Em 2007, foi a vez de O rato adormecido e outros.

Os professores do colégio também usam e abusam das atividades lúdicas. Além de incentivar a leitura por meio das aventuras de Racumim e Racutia, durante o ano letivo, as crianças da Escola Classe 18 também participam de concursos de literatura e fazem redação.

Para a professora Célia Madureira Silva “não há criança que não goste de ler, há criança que não descobriu que gosta de ler”.

“As crianças vivem a história dos ratos e querem saber qual o desfecho dela”, emendou a pedagoga Raquel Gonçalves Ferreira.

Para mais informações, contate: (61) 9625-8126 / (61) 8137-1234 – Raquel e Célia.

Não perca!