Durante festa, professores conhecem projeto ambiental

A nossa tradicional festa junina reuniu na Chácara do Professor mais de três mil pessoas na véspera do feriado de Corpus Christi. Além de dançarem, se deliciarem com as comidas típicas, participarem de divertido bingo, os professores tiveram a oportunidade de conhecerem, em primeira mão, o projeto para construção do Centro de Formação Política e Sindical, Lazer, Cultural e de Educação Ambiental do Sinpro DF, que será construído no local (na foto, a demarcação do terreno).

Os profissionais responsáveis pelo projeto apresentaram a proposta em um telão durante a festa. Durante nove meses, bioarquitetos, biólogos, engenheiros florestais, ambientalistas se reuniram para elaborar um projeto de uso sustentável da Chácara do Professor. A ideia é fazer da chácara um verdadeiro modelo de ocupação. Na construção dos alojamentos do centro de formação, por exemplo, serão usados materiais disponíveis na região, com aproveitamento da luz solar e da ventilação natural, com a construção de banheiros ecológicos e reaproveitamento de águas e reciclagem de lixo.

A diretora do Sinpro, Augusta Ribeiro salienta que há muito tempo a categoria reivindica investimentos na Chácara. “Como a Chácara está localizada em área privilegiada, em um vale próximo à Brazlândia, Taguatinga e Ceilândia e ao lado do Parque Nacional de Brasília e com seis nascentes, entendemos que não daria para deixar de buscar um projeto de ocupação ambientalmente correto. Agora isso está ocorrendo”, afirma ela.

O projeto prevê o uso da Chácara para atividades de educação ambiental. “A categoria terá condições de usar um espaço que é seu para educar os jovens, orientando-os a respeitar a natureza e a preservá-la para as futuras gerações”, ressalta Augusta.